Quinta, 26 Dezembro 2024

Carlos Pimentel

Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos e especialista em Gestão Pública Municipal. Edita o site Novo Milênio (www.novomilenio.inf.br).

Questionei no artigo anterior, após ver as notícias sobre a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), onde entrava a Logística nessa sigla. Questiono agora onde entra o Planejamento, já que mais uma vez - longe de um planejamento sério sobre a montagem de uma estrutura governamental para definir diretrizes e ações para o crítico setor de Transportes no Brasil, embasado em propostas sérias, transparentes e claras -, a informação que chega é apenas sobre um embate entre grupos políticos em torno das fatias de poder a serem controladas via EPL, e como ficam os demais órgãos voltados para o setor, face ao poder da nova empresa.

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Único porto brasileiro e talvez do mundo a manter uma usina hidrelétrica como parte de suas instalações, o Porto de Santos pode perdê-la por uma firula burocrática. O incrível é que a hidrelétrica foi criada pelo próprio Porto, no início do século XX, para garantir a energia às instalações no cais, e sempre funcionou a contento, fornecendo energia até para a cidade de Santos e outras ao redor. E agora, por uma questão de interpretação jurídica, o Porto pode ficar sem sua energia. O vergonhoso ciclo de apagões impostos ao País agora chega ao Porto, que de dono passou a concessionário da usina, com contrato até 2015, e agora, talvez nem isso.

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Apesar dos cuidados com os criadouros no solo, da fiscalização de pneus velhos e outros lugares suscetíveis de armazenar água limpa e assim funcionarem como criadouros desses mosquitos, há lugares que estão sendo esquecidos ou ignorados devido ao acesso difícil, entre eles as piscinas nas coberturas dos prédios e – o que nos interessa aqui – os tetos dos contêineres que permanecem dias, meses e até anos parados nos cais, recintos alfandegados, terminais retroportuários e de reparos.

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Começa nesta segunda-feira no Guarujá, litoral paulista, mais um Fórum Internacional para Expansão do Porto de Santos – o 10º Santos Export, sob o signo da retrospectiva de um decênio desse evento e da tentativa de prever os próximos anos.

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A pauta de produtos brasileiros destinados à exportação sempre teve itens curiosos, às vezes únicos. Podem ser minerais incomuns, vegetais exóticos, espécies animais para reprodução ou destinadas a análises científicas, ou produtos da biotecnologia, da indústria química etc. Até mesmo bens intangíveis, como certos programas de computador desenvolvidos neste país.

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