Laire Giraud

Despachante aduaneiro, colecionador de cartões-postais, especialmente de transatlânticos. Colaborador da Revista de Marinha de Portugal. Publicou cinco livros, como autor e co-autor, sobre temas da Santos antiga.

Cruzador Bahia durante os festejos do IV Centenário de São Vicente (22/01/1932)

A imagem abaixo mostra o famoso transatlântico inglês Alcantara, da Royal Mail Lines. Essa companhia era uma armadora muito conhecida, não só em Santos, mas em todo o mundo marítimo, não apenas pela qualidade dos seus serviços de passageiros, como também dos seus cargueiros.

A Braz Cubas, que chegou com Martim Afonso de Souza ao litoral paulista em 1532, cabe a glória pela fundação de Santos e a criação do primeiro hospital do Brasil: a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia (1543). O hospital recebeu o nome de Santos, denominação que no passar do tempo se estendeu por todo o povoado.

Em uma recente manhã, ao saborear uma deliciosa xícara de café de coador no centenário Café Paulista, na cidade portuária de Santos, que na verdade é mais santista do que outros da Cidade, veio-me à lembrança a informação de um livro, na qual nunca havia prestado atenção, ou seja, as dificuldades das diversas fases do café para chegar da fazenda ao consumidor.

Sou leitor assíduo do Diário Oficial do Município de Santos, devido às informações interessantes que a publicação oferece aos munícipes, bem como relatos do passado da Cidade e imagens antigas que são publicadas em alguns dias da semana.