Laire Giraud

Despachante aduaneiro, colecionador de cartões-postais, especialmente de transatlânticos. Colaborador da Revista de Marinha de Portugal. Publicou cinco livros, como autor e co-autor, sobre temas da Santos antiga.

O Hotel Atlântico é uma das jóias raras da cidade de Santos, no litoral paulista. Teve sua construção iniciada em 1908 e foi inaugurado em 1922. Sua construção neoclássica impressiona a todos que passam pelo cruzamento das avenidas Presidente Wilson e Ana Costa. O glamour do período de 91 anos também faz parte do dia-a-dia do Hotel. Segundo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Vanessa Rodrigues Alvarez, o empreendimento, em 1923, possuía 150 quartos, salões de festas, chás e refeições, este com chão de mármore branco e negro. As refeições eram realizadas ao som de piano.

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

Muitas vezes ouvimos falar que o Porto e a Cidade de Santos estão intimamente ligados - o que é uma grande verdade, por razões óbvias.

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

Três foram as razões que me impeliram a escrever novamente sobre o magistral Parque Balneário Hotel. A primeira foi a solicitação de Eduardo Pappacena Carneiro, proprietário da tradicional loja de artigos masculinos Ao Camiseiro, para ver uma imagem do antigo Parque Balneário (veja), visto do lado praia, ou melhor dizendo da Av. Vicente de Carvalho. A segunda foi a ideia da amiga e jornalista Viviane Pereira, autora de várias obras, propondo o relançamento do livro Memórias da Hotelaria Santista, lançado em 1997, juntamente com a jornalista Helena Maria Gomes. Por fim a terceira, que foi ao ler recentemente, o belo e nostálgico artigo Parque Balneário, o Hotel dos Sonhos, de autoria do conhecido jornalista Luiz Gonzaga Alca de Sant´Anna, na excelente revista Depois da Cena, que é um autêntico espaço cultural do jornal A Tribuna.

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

Nada melhor do que podermos recordar passagens e acontecimentos interessantes da querida Santos, como é o caso do hotel mais famoso em todos os tempos da Cidade. Para esta semana, escolhi texto do livro "Lembranças de São Paulo – o Litoral Paulista nos Cartões-Postais e Álbuns de Lembranças (2001)", da dupla João Emilio Gerodetti e Carlos Cornejo.

0
0
0
s2smodern
powered by social2s

Esta é uma homenagem à nossa querida Cidade, que no último 26 de janeiro completou 462 anos da sua fundação e 169 anos de elevação de Vila à Cidade. Fundada por Braz Cubas, local de nascimento do mais ilustre santista, José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, Bartolomeu de Gusmão, o padre voador, entre outras personagens conhecidas.

0
0
0
s2smodern
powered by social2s