Laire Giraud

Despachante aduaneiro, colecionador de cartões-postais, especialmente de transatlânticos. Colaborador da Revista de Marinha de Portugal. Publicou cinco livros, como autor e co-autor, sobre temas da Santos antiga.

Até o ano de 1940, os serviços de Praticagem em todo o Brasil, eram exercidos por práticos independentes, trabalhando individualmente em pequenos grupos.

0
0
0
s2smodern
powered by social2s
Cruzador Bahia durante os festejos do IV Centenário de São Vicente (22/01/1932)

0
0
0
s2smodern
powered by social2s
A imagem abaixo mostra o famoso transatlântico inglês Alcantara, da Royal Mail Lines. Essa companhia era uma armadora muito conhecida, não só em Santos, mas em todo o mundo marítimo, não apenas pela qualidade dos seus serviços de passageiros, como também dos seus cargueiros.

0
0
0
s2smodern
powered by social2s
A Braz Cubas, que chegou com Martim Afonso de Souza ao litoral paulista em 1532, cabe a glória pela fundação de Santos e a criação do primeiro hospital do Brasil: a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia (1543). O hospital recebeu o nome de Santos, denominação que no passar do tempo se estendeu por todo o povoado.

0
0
0
s2smodern
powered by social2s
Em uma recente manhã, ao saborear uma deliciosa xícara de café de coador no centenário Café Paulista, na cidade portuária de Santos, que na verdade é mais santista do que outros da Cidade, veio-me à lembrança a informação de um livro, na qual nunca havia prestado atenção, ou seja, as dificuldades das diversas fases do café para chegar da fazenda ao consumidor.

0
0
0
s2smodern
powered by social2s