Iris Geiger

Graduada em Arquitetura e especialista em gestão ambiental e patrimônio cultural, escreve sobre a relação Porto e Cidade nas páginas do Portogente.

O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos - CONDEPASA reconhece mais um patrimônio cultural do município. A edificação de arquitetura moderna, à rua Sete de Setembro nº 14, no bairro da Vila Nova, agora é também um bem tombado.

Era uma vez um menino que não sonhava em reinar, mas tinha sonhos... Talvez muitos sonhos parecidos com os que tem as 1400 crianças que entraram e ainda vão entrar em campo junto com as seleções nesta Copa do Mundo de 2014, participantes do programa chamado Sonho de Craque, coordenado por David Grinberg.

No dia 14 de abril, até o clima do litoral esfriou e a chuva lavou a cidade portuária de Santos. Água caindo do céu em abundância, não somente uma herança de nossos antepassados. Esse recurso precioso constitui patrimônio a ser preservado e transmitido. Não é à toa que a “Declaração Universal dos Direitos da Água” determina a proteção desse bem como necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

A seca, que provocou o recorde negativo no Sistema Cantareira e atingiu 17,4% da capacidade total dos reservatórios em 23 de fevereiro, se deu em função do longo período de estiagem, cujas marcas apresentaram um volume de chuvas em fevereiro de 54,4 mm, aproximadamente 27% da média histórica para o mês.

Acima da linha do Equador, ninguém duvida que o ano de 2014 começou. Principalmente em Sóchi, cidade litorânea situada no sudoeste da Rússia, nas proximidades das montanhas nevadas do Cáucaso e do mar Negro. Ali, aconteceram entre os dias 6 e 23 de fevereiro os Jogos da XXII Olimpíada de Inverno. Considerando os ultra-gelados invernos daquele país, a temperatura da cidade olímpica até que é amena, pois raramente desce abaixo de zero grau centígrado ou Celsius nos meses mais frios. Durante o dia, fica próxima aos 10° C (50° F) e à noite desce até cerca de 3° C (37° F). A unidade de temperatura que utilizamos no Brasil - o grau Celsius (°C) - difere da escala mais usada no hemisfério norte, em grau Fahrenheit (°F).