Terça, 19 Março 2024

Carlos Pimentel

Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos e especialista em Gestão Pública Municipal. Edita o site Novo Milênio (www.novomilenio.inf.br).

Na composição de nomes gentílicos, sino tem o sentido de chinês, como em "sino-japonês". E é com tal significado que deve ser entendido o título desta coluna, apesar da época em que este jornalista aproveita para desejar Boas Festas aos leitores. Pois, definitivamente, é tempo de chineses. Pela extensão de seu território, pelo seu contingente populacional, e agora pelo crescimento econômico ímpar que estão obtendo. Enfrentam problemas como a pobreza de grande parte da população, o isolamento cultural, a alta natalidade, o analfabetismo, questões sanitárias e de saúde. Mas, em termos de infra-estrutura, os "amarelos" estão dando largos passos.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Os capitalistas sabem gerir dinheiro, mas não sabem fazê-lo. E perdem muito dinheiro por desprezarem justamente a parte do capital mais importante em seus negócios, aquela que não passa pelas contas do banco. Não me refiro ao "caixa 2", mas aos recursos humanos, à experiência acumulada de "saber fazer".

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Na próxima segunda-feira, 14 de julho, terminada a Copa do Mundo, começa em Fortaleza, no Ceará, uma nova reunião dos BRICS. Talvez o leitor se pergunte: e daí? Afinal, a sigla tem estado esquecida nos últimos anos, período em que os países que compõem esse acrônimo (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se voltaram para o enfrentamento de seus próprios (e antigos) problemas internos e perderam, talvez, sua grande oportunidade de protagonizar a virada econômica num mundo em crise.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
O Brasil quer fazer muito, e até tem dinheiro sobrando para fazer. O problema é que faltam projetos adequados e gestores competentes para encaminhar tanto a tramitação burocrática como as obras propriamente ditas. Resultado?

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
"Brasil está na contramão do mundo, afirma presidente da Fiesp", informa-se. Só não inverto os termos porque dona Dilma ainda não se pronunciou. Então, teríamos talvez "Fiesp está na contramão do mundo, afirma presidente do Brasil".

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!