Silvio dos Santos
Engenheiro civil, opção transportes, formado pela Escola Politécnica da USP. Desde 2003 é engenheiro do Laboratório de Transportes e Logística da UFSC, onde trabalhou nos convênios com a ANTT e com a Secretaria de Portos para a realização do Plano Nacional de Logística Portuária
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Caros leitores,
Hoje, escrevemos sobre esse porto muito especial localizado na Cote d’Azur, em plena Riviera Francesa.
Histórico
Fundada no século V a.C. pelos massiotas, povo grego, sob o nome de Nikaia, Nice foi anexa ao Império Romano no ano 27 a.C. Desde 1601, os franceses a ocuparam episodicamente até ser cedida à França em 1860, sob o império de Napoleão III.
Importância do porto e sua posição geográfica
Capital do departamento dos Alpes-Marítimos, bem servida por auto-estradas, ferrovias e linhas aéreas, a cidade constitui, sobretudo, um grande centro turístico internacional, favorecida pelas praias do verão e pela suavidade do inverno, além de possuir indústrias de material elétrico e química fina. A Câmara de Comércio e Indústria (CCI) é a concessionária do Porto de Nice além dos portos de Cannes, Golfe-Juan e Villefranche, concedidos pelo Conselho Geral dos Alpes-Marítimos.
O Porto de Nice contribui, assim, para o desenvolvimento econômico dos setores marítimo, náutico e portuário graças a uma gestão de performance dos equipamentos e instalações a ele confiados.
Atualmente, o Porto de Nice é também um importante porto de passageiros, assim como centro administrativo e universitário. Com milhares de passageiros por ano, o tráfego com a Córsega, terra natal de Napoleão, é a principal atividade do Porto de Nice.
Concorrendo diretamente com o Porto de Marselha, as companhias de navegação Corsica Ferries e SNCM transportam também veículos. As cifras variam de acordo com os períodos de baixa, ocasionado pela meteorologia desfavorável e por movimentos sociais que afastaram os turistas, e períodos de alta, quando o verão torna tudo mais agradável e inspirador.
Outro fator positivo no crescimento da demanda é a utilização dos velozes NGV, navios de grande velocidade, que têm a preferência de 63 % dos passageiros.
Nice conta também com um porto de comércio que movimenta carga geral, solta e em contêineres, que abastecem o mercado consumidor da Ilha da Córsega.
A Cote d’Azur, que inspirou pintores famosos como Gauguin, Monet e Cézanne, ainda inspira os novos artistas e fotógrafos amadores com as cores rústicas dos Alpes-Marítimos e o azul deslumbrante do Mediterrâneo.
Referências:
Grande Enciclopédia Larousse Cultural, São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1988. 6193p.
Site do porto de Nice: http://www.ccinice-cote-azur.com/ra2003/6c.asp (acessado em 18 de agosto de 2006).
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Os Grandes Lagos e o Rio São Lourenço sempre foram importantes eixos de transporte para a economia da América do Norte mesmo antes dos Estados Unidos e do Canadá terem se tornado nações independentes
Leia mais: A navegação no Rio São Lourenço dos Grandes Lagos ao Oceano Atlântico
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Durante a colonização, os Grandes Lagos e seus rios eram os únicos meios práticos para o transporte de pessoas e de cargas. Embarcações do centro da América do Norte foram capazes de chegar ao Oceano Atlântico a partir dos Grandes Lagos, quando o canal de Erie foi aberto em 1825
Leia mais: A navegação no Rio São Lourenço - Dos Grandes Lagos ao Oceano Atlântico (2)
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Há locais em que encontramos ventos fortes e mar agitado ao atravessarmos o Golfo dos Leões motivado pelas baixas pressões do Atlântico Norte que atravessam o território francês, quando se navega de Barcelona para Marselha ou vice-versa. Normalmente estes maus tempos acontecem no inverno
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Situado no extremo oeste da França, também na costa Atlântica, Brest é um pequeno porto comercial e centro da indústria naval. Próximo as grandes rotas de navegação e dispondo de ligações rápidas via rodoviária, ferroviária e aérea, o Porto de Brest oferece muitas vantagens aos seus usuários
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