Silvio dos Santos

Engenheiro civil, opção transportes, formado pela Escola Politécnica da USP. Desde 2003 é engenheiro do Laboratório de Transportes e Logística da UFSC, onde trabalhou nos convênios com a ANTT e com a Secretaria de Portos para a realização do Plano Nacional de Logística Portuária

Os Grandes Lagos e o Rio São Lourenço sempre foram importantes eixos de transporte para a economia da América do Norte mesmo antes dos Estados Unidos e do Canadá terem se tornado nações independentes

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Durante a colonização, os Grandes Lagos e seus rios eram os únicos meios práticos para o transporte de pessoas e de cargas. Embarcações do centro da América do Norte foram capazes de chegar ao Oceano Atlântico a partir dos Grandes Lagos, quando o canal de Erie foi aberto em 1825

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Há locais em que encontramos ventos fortes e mar agitado ao atravessarmos o Golfo dos Leões motivado pelas baixas pressões do Atlântico Norte que atravessam o território francês, quando se navega de Barcelona para Marselha ou vice-versa. Normalmente estes maus tempos acontecem no inverno

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Situado no extremo oeste da França, também na costa Atlântica, Brest é um pequeno porto comercial e centro da indústria naval. Próximo as grandes rotas de navegação e dispondo de ligações rápidas via rodoviária, ferroviária e aérea, o Porto de Brest oferece muitas vantagens aos seus usuários

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ituado numa posição ao norte de Saint-Nazaire, também na costa Atlântica, Lorient é um pequeno porto comercial e pesqueiro. É servido eficazmente pela rede ferroviária e pelas rodovias francesas, que o coloca a poucas horas dos principais pólos econômicos da Europa

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