Quarta, 24 Abril 2024

Carlos Pimentel

Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos e especialista em Gestão Pública Municipal. Edita o site Novo Milênio (www.novomilenio.inf.br).

Em dezembro deste ano que mal começou, terminará a vigência do Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária, o Reporto, implementado em dezembro de 2004, que estabelece isenção e suspensão de impostos para a compra de máquinas e equipamentos nacionais e importados. Nos primeiros dois anos do Reporto, os terminais de contêineres investiram pelo menos US$ 148 milhões por meio desse programa, e segundo Sérgio Salomão, presidente da Associação Brasileira de Terminais de Contêineres (Abratec) - que congrega os 12 mais expressivos terminais do país -, a entidade já está solicitando a ampliação do prazo de vigência desse incentivo.

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Embora a agilização dos recursos, a redução nos custos e a praticidade crescente do contêiner venham atraindo cada vez mais as cargas de menor valor por tonelada, ainda são as cargas nobres as transportadas em contêineres, o que permite usar esses números para avaliar o desempenho da economia nacional.

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Mais otimismo, impossível. Palavras do arquiteto e urbanista Sérgio Sandler, representante da Consultoria Paulista, contratada para levantar os dados relativos aos problemas existentes em Guarujá e apresentar alternativas de solução: "São pouquíssimos municípios que poderão ter um Aeroporto perto de um Porto, isso pode gerar um enriquecimento gigantesco, abrindo um enorme mercado de trabalho, e como conseqüência o crescimento da economia local".

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Nos tristes tempos de 1892, os pântanos que dominavam a região, o lixo e os dejetos atirados aos rios e córregos, deixavam a cidade altamente insalubre, campo fértil para mosquitos e ratos transmissores de todo tipo de doenças. "De velhos pardieiros erigidos em trapiches alfandegados, tortuosas e alquebradas pontes de construção pré-histórica serpenteavam pelo lodaçal até penetrarem algumas braças nas águas turvas da baía", lembra a crônica da época.

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Noticia-se por estes dias que o complexo industrial-portuário de Suape, situado uns 40 km ao Sul de Recife, está desenvolvendo um projeto de inclusão social que de imediato beneficiará 195 pernambucanos com cursos de capacitação profissional para recepcionista, cabeleireiro, auxiliar de serviços gerais, jardineiro e na área de hotelaria.

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