Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos e especialista em Gestão Pública Municipal. Edita o site Novo Milênio (www.novomilenio.inf.br).
Heródoto, o grego alcunhado de "pai da História", documentou que por volta de cinco mil anos atrás Dubai já se destacava no comércio mundial de pérolas. 2.500 anos atrás, os mensageiros de Dario, O Grande, contavam com postos de troca ao longo do caminho de Persépolis a Izmir, obtendo incrível velocidade no encaminhamento das mensagens graças à perfeita logística do serviço. Trezentos anos depois, Dubai seria ponto de passagem da famosa "Rota da Seda".
Todo o pensamento tradicional em Logística, desde seu milenar surgimento, foi dominado pelo objetivo de mover algo de uma origem até um destino. Neste século XXI, porém, há um novo conceito em alta, em que o foco é no ponto de conexão. Então, da mesma forma como na Internet às vezes conversamos com o vizinho através de um tráfego de dados intercontinental, os modernos sistemas logísticos podem fazer com que a melhor opção não seja, na prática, apenas calcular a menor distância entre dois pontos.
O Brasil é um país surpreendente. Consegue progredir quando a maioria dos países mais tradicionais enfrenta graves crises. Dá nó em pingo d’água. Consegue crescer mesmo com instituições em frangalhos, e o pior, instituições podres ajudando outras a se tornarem tão podres quanto (e mais não digo, porque as manchetes dos jornais nos últimos trinta anos já o fazem por mim).
Como prometi no artigo passado (e eu cumpro as promessas, ao contrário de certas autoridades...), continuo agora informando sobre as últimas novidades em logística para a Baixada Santista, que considero impressionantes!
Com este mesmo título, foi publicada em um jornal santista notícia sobre a construção de um túnel entre Santos e Guarujá. Informa a publicação: "Preliminarmente elaborado, recebemos um memorial do projeto referente à construção de um túnel submarino, ligando Santos ao Guarujá. É seu autor o engenheiro arquiteto dr. Enéas Marini, (…)".