Quinta, 25 Abril 2024

Silvio dos Santos

Engenheiro civil, opção transportes, formado pela Escola Politécnica da USP. Desde 2003 é engenheiro do Laboratório de Transportes e Logística da UFSC, onde trabalhou nos convênios com a ANTT e com a Secretaria de Portos para a realização do Plano Nacional de Logística Portuária

Hoje, falaremos do Shinkansen, o trem bala japonês, o precursor dos trens de grande velocidade.

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Hoje, falaremos dos trens de grande velocidade alemães denominados de Inter City Express (ICE).

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Hoje, falaremos da evolução da ferrovia durante os séculos XIX e XX.

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A Robert Stephenson & Co., primeiro fabricante a manufaturar locomotivas, além da “Locomotion” em setembro de 1825, também construiu a “Hope” em 1825, a “Black Diamond” em abril de 1826 e a “Diligence” em maio de 1826 e a “Rocket” em setembro de 1930. Desde o início da fabricação as locomotivas se mostraram máquinas de grande durabilidade.

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Após o sucesso do TGV (train à grande vitesse em francês) na linha Sudeste entre Paris e Lyon numa primeira etapa, e entre Lyon e Marselha numa fase complementar, o comboio de alta velocidade como é conhecido em Portugal se tornou um símbolo nacional na França e um produto de exportação de maior sucesso na Europa.

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