Sábado, 27 Abril 2024

Caros leitores,

 

Hoje, falaremos dos trens de grande velocidade.

 

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No fim dos anos 1960, a SNCF (empresa francesa de ferrovias) idealiza o TGV – trem de grande velocidade. A idéia era construir um engenho confiável, provido de motores aeronáuticos (helicópteros), movidos por uma turbina a gás. Em 1970, nasce um protótipo denominado de "ETG" (Elemento à Turbina a Gás), equipado com turbina a gás e também com um motor auxiliar a diesel. Essas máquinas eram capazes de rodar a 160 km/h no eixo Paris-Caen–Cherbourg, atingindo o recorde mundial para trens não elétricos (310 km/h). Em 1974, a França também é atingida pelo choque do petróleo que a obriga a rever todos os projetos iniciados na década anterior quando o petróleo era abundante e barato.

O turbo trem, considerado um engenho gastador de combustível, teve sua evolução truncada e o seu desenvolvimento foi abandonado assim como o aerotrem de Bertin e o turbo trem americano da Amtrack (empresa americana de trens de passageiros). Com a alta sem precedentes do preço do petróleo, o valor de barril foi quadriplicado e essa tecnologia deixou de ser utilizada nos projetos de trens de alta velocidade. 

 

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Turbo trem francês da década de 60

 

Apesar do aparente fracasso, é do turbo trem que nasce o projeto do trem de grande velocidade quando os engenheiros puderam utilizar os frutos de suas experiências e pesquisas. Esse novo trem deveria conciliar o sucesso comercial e a velocidade para todos os usuários do dia-a-dia. Esse conceito é que orienta até hoje as pesquisas ferroviárias, explorando novas técnicas ferroviárias.

Em março de 1974, o governo francês toma a decisão de iniciar a construção do TGV. Um ano mais tarde o traçado é definido: Paris a Lion, as 2 maiores cidades da França, e o projeto considerado como utilidade pública. As obras são iniciadas em 1976.

Durante os ensaios foi definido o trem tipo composto por uma composição de 10 carros (vagões) com um comprimento total de 200 metros. A concepção do trem deveria permitir a utilização a plena velocidade em rampas de até 2%. 

 

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1ª geração dos trens de alta velocidade da França

 

Durante os testes em 26 de fevereiro de 1981, o projeto bate o recorde mundial de velocidade atingindo 380 km/h em um trem composto por 7 vagões. Em 22 de setembro de 1981, os primeiros 275 dos 390 quilômetros da linha são entregues ao tráfego. O novo TGV Sudeste viaja a uma velocidade comercial de 270 km/h. Após 26 anos de operação, o TGV Sudeste já transportou mais de 15 milhões de passageiros em total segurança e se constitui um grande sucesso.

O TGV atende passageiros e trafega em linhas exclusivas depois de sair das áreas urbanas. Nas linhas tradicionais trafegam os trens regionais e os trens de carga com a velocidade máxima de 150 km/h.    

 

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Traçado inicial do TGV Sudeste entre Paris e Lion.

 

Referências bibliográficas:

www.alstom.transport.com.br

www.sncf.gov.fr

 

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