Caros leitores,
Hoje, falaremos dos trens de grande velocidade alemães denominados de Inter City Express (ICE).
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O Inter City Express (trem expresso entre cidades) ou ICE são trens de alta velocidade, construídos pela Siemens AG e Associados, projetados para funcionar principalmente na Alemanha e países vizinhos, por exemplo a Zurique, Suíça ou em Viena na Austria. Os trens ICE também vão para Liège e Bruxelas na Bélgica e em velocidades mais baixas a Amsterdã na Holanda. O operador RENFE ferroviário espanhol também emprega trens baseados nos trens ICE-3 (Siemens Velaro). As mais novas versões foram encomendadas pela China para o Beijing-Tianjin, a linha de alta velocidade (CRH 3) e pela Rússia nas rotas Moscou-São Petersburgo e Moscou-Nizhny Novgorod (Velaro-RUS).Os trens ICE necessitam de trilhos especiais para altas velocidades, mas também podem correr em linhas normais em velocidades normais.
O primeiro ICE, o InterCityExperimental, mais tarde rebatizado como ICE-V , foi um trem experimental da pesquisa no trilho de alta velocidade. É o predecessor de todos os trens expressos interurbanos. A Bundesbahn (ferrovia alemã) opera trens interurbanos em até 200 km/h desde 1973. No ano seguinte, começaram testes com velocidades ainda mais altas. Depois de vários trens de teste, foi decidido em Setembro de 1982 a construção do Inter City Experiental. O preço de construção de 94 milhões de marcos (48.1 milhões de euros) foi compartilhado entre o Ministério Federal da Pesquisa, DB e as companhias implicadas. O trem foi oficialmente entregue em julho de 1985 e os 300 km/h excedidos outubro de 1985. Quando uma parte da linha de alta velocidade Hanôver-Würzburg foi concluída em 1988, teste com velocidades mais altas poderiam começar. Em primeiro de maio de 1988, os ICExperimental estabelecem um novo recorde de velocidade de terra de transportes sobre trilhos com 406.9 km/h. O registro foi retomado por um TGV francês dois anos depois. Depois da entrega do ICE-1, O ICE-V só foi usado para a prova de materiais. O trem foi desativado em 1998 e o sua locomotiva e vagões colocados em exposições e monumentos em lugares diferentes.
ICE-2 na estação de Frankfurt
Os ICE-1 foram os primeiros trens de alta velocidade colocados em serviço comercial na Alemanha. O trem era composto por múltiplas unidades elétricas, normalmente com duas locomotivas entre 10 ou 14 vagões. A geração de potência combinada das duas locomotivas de 12.700cv é suficiente para acelerar um trem lotado a 280 km/h. Como a velocidade máxima é limitada a 250 km/h dentro de túneis na maior parte de linhas de alta velocidade, a velocidade máxima naquelas linhas foi reduzida a 250 km/h por razões econômicas.
Em meados de 1988, a Bundesbahn encomendou 82 locomotivas as quais entraram em serviço em meados de 1991. Em julho de 1990, outras 38 locomotivas foram encomendadas para a Suíça. Essas unidades foram equipadas com um segundo pantógrafo mais estreito das linhas suíças.
O ICE-2 à direita e um trem de passageiros da
ferrovia holandesa a esquerda, em Amsterdam
Complementando a frota Inter City Express , os trens ICE-2 são compostos de só uma locomotiva, também chamada powerhead, e um conjunto de seis carros (vagões) além de um vagão-táxi. Contudo, dois trens ICE-2 podem ser ligados para formar um trem de dimensões semelhantes ao ICE-1. Os trens ICE-2 normalmente viajam na linha leste-oeste principal, que começa em Berlim com duas unidades ligadas. Em Hamm, o trem é separado. Uma metade do trem atravessa a área de Ruhr ao Aeroporto Bonn Colonia, enquanto outra metade continua pelo Wuppertal e Colônia para Bonn. No sentido contrário, ambos os trens são novamente ligados em Hamm.
Alguns trens também servem à linha de Munique-Hanôver com a continuação de ramais para Hamburgo e Bremen, respectivamente. Exceto a acoplagem automática, as locomotivas ICE-2 são muito semelhantes às ICE-1 e podem ser de fato usadas nos trens ICE-1 se necessário. Os vagões são muito diferentes dos vagões ICE-1, apesar do seu exterior semelhante: o peso foi significativamente reduzido e os compartimentos fechados de passageiros foram retirados em favor de um arranjo com assentos semelhantes a de um avião. Esse modelo também foi equipado com suspensão a ar para acabar com o problema de barulho das rodas presente nos ICE-1. Este problema de barulho, levou à instalação de bordas de borracha nas rodas dos ICE-1 que ocasionou o desastre de Eschede. Os trens ICE-1 podem ser diferenciados dos ICE-2 pelo maior comprimento do trem e o vagão-restaurante proeminente, em forma côncava.
Composição formada por dois ICE-3 Velaro
O ICE-3 é denominado Velaro. O objetivo do seu design era criar um trem mais potente e leve que seus antecessores. Isto foi realizado distribuindo os seus 16 motores de tração sob todo o trem. Sua velocidade autorizada é 330 km/h e atingiu 368 km/h em viagens de teste. No Inter City Express está limitada a 300 km/h, porque é a velocidade máxima suportada pelas linhas de alta velocidade alemãs. Como o trem não tem locomotivas, toda a composição está disponível para os passageiros, inclusive o primeiro carro. As chamadas poltronas-leito estão localizadas diretamente atrás do condutor, separadas apenas por uma parede de vidro, permitem ao viajante uma visão diferente da normal.
A versão ICE-3M foi desenvolvida para prestar serviços fora da Alemanha sob diferentes sistemas de eletrificação. Desde 2006, o trem está autorizado para a operação na Suíça, nos Países Baixos e na Bélgica. Na Bélgica, o trem é limitado a 250 km/h em vez de 300 km/h devido a problemas com do lastro da via (cascalho solto) e ao freio de corrente magnética de baixa fricção.
Os procedimentos de licenciamento para a França estão em negociação há vários anos com a proposta de um serviço conjunto com o TGV entre Paris e Strasburgo, previsto em 2007. Na França, o ICE-3M atingirá velocidades de até 320 km/h.
ICE-3 Velaro circulando em linha exclusiva para trens de alta velocidade
Referências bibliográficas: