Quinta, 21 Novembro 2024

Caros leitores,

 

Hoje, falaremos da utilização da locomotiva elétrica no Brasil.

 

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A Companhia Paulista de Estradas de Ferro era uma ferrovia situada no estado de São Paulo. Ela ficou conhecida pelo seu alto padrão de qualidade no atendimento ao público. A preocupação com a pontualidade era tão grande que as pessoas diziam que acertavam os relógios na chegada dos trens.

A Companhia Paulista foi fundada em 1868. Porém, as obras de construção da linha iniciaram-se mais de um ano após essa data, após as aprovações dos estatutos da Companhia pelo Governo Imperial. Finalmente, no dia 11 de agosto do ano de 1872 com uma bitola de 1,60 metros foi inaugurado o primeiro trecho entre Jundiaí e Campinas.

 

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Antigo mapa ferroviário do Estado de São Paulo

 

A Companhia Paulista foi a primeira ferrovia brasileira de primeira linha a implantar a eletrificação de suas linhas, em 1921, desenvolvendo então um ambicioso projeto que logrou dotar 452 quilômetros de suas linhas com esse novo tipo de tração ao longo de 33 anos de obras. A eletrificação adotou a voltagem de 3.000V em corrente contínua e atingia a velocidade de 120 km/h.

Após a implantação extraordinariamente bem-sucedida do programa de eletrificação entre Campinas e Jundiaí, o projeto foi paulatinamente estendido ao longo das linhas de bitola larga da Paulista, alcançando Rincão, na linha de Barretos, em 1928.

A E.F.Sorocabana também investiu pesadamente nesse melhoramento, conseguindo eletrificar 722 quilômetros entre 1941 e 1969.

Por ocasião da constituição da Fepasa em 1971, a eletrificação ainda estava prestigiada na Sorocabana, mas havia perdido o fôlego na Paulista, pois há 17 anos que a empresa não ampliava no sistema. Na verdade, a Paulista chegou a iniciar as obras para estender a eletrificação além de Cabrália Paulista, onde ela havia parado em 1954, mas foi obrigada a abandoná-las posteriormente, quando foi decidido retificar a linha entre Bauru e Garça. O projeto da nova linha incluía sua eletrificação, mas esta nunca foi executada.

Infelizmente, a grave crise econômica que se abateu sobre as ferrovias após a década de 1950 impediu o prolongamento da eletrificação além desses pontos. Ainda assim, o sucesso da eletrificação foi suficiente para mantê-la funcionando por várias décadas a fio.

 

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Locomotiva Elétrica GE/V8-371 da Cia.

Paulista restaurada pela Associação

Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF)

 

A Companhia Paulista foi pioneira em uma série de iniciativas no campo ferroviário brasileiro como utilizar carros de aço  para o transporte de passageiros e posteriormente construindo-os em suas oficinas, além de outras iniciativas de gestão até então inéditas no Brasil. Também fomentou a criação de hortos florestais para obtenção de dormentes, tendo introduzido o eucalipto no Brasil para essa finalidade.

Seus trens de passageiros tornaram-se famosos pelo conforto oferecido e pela pontualidade em que operavam. Os trens "R" ou "Azul", compostos de carros de 3 classes: pullman, primeira e segunda classes além de restaurante, se tornaram lendários e determinaram um padrão de conforto ainda não superado no Brasil, seja no transporte ferroviário de passageiros, hoje quase extinto, ou no rodoviário, mesmo em nossos dias.

 

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Trem Azul da Cia. Paulista de Estrada de Ferro

 

Em 1961, durante uma crise aguda provocada por uma série de greves, a empresa foi estatizada pelo Governo do Estado de São Paulo. Durante esta fase, perceberam-se os primeiros sinais de queda na qualidade de atendimento, já que muitos antigos empregados foram deixando a empresa, bem como passou a haver um afrouxamento dos controles e falta de investimento que levaram a interrupção do serviço de passageiros.

Em 1971, foi criada a Ferrovia Paulista SA (Fepasa), que incorporou a Cia. Paulista.

 

Referências bibliográficas:

 

http://www.efbrasil.eng.br/electro/fepasa.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_Paulista_de_Estradas_de_Ferro

http://www.abpfsp.com.br/

http://www.efbrasil.eng.br/electro/cpef/v8.html

 

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