Silvio dos Santos
Engenheiro civil, opção transportes, formado pela Escola Politécnica da USP. Desde 2003 é engenheiro do Laboratório de Transportes e Logística da UFSC, onde trabalhou nos convênios com a ANTT e com a Secretaria de Portos para a realização do Plano Nacional de Logística Portuária
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A Companhia Paulista de Estradas de Ferro era uma ferrovia situada no estado de São Paulo. Ela ficou conhecida pelo seu alto padrão de qualidade no atendimento ao público. A preocupação com a pontualidade era tão grande que as pessoas diziam que acertavam os relógios na chegada dos trens.
Leia mais: A locomotiva elétrica (4)
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As locomotivas elétricas têm a sua classificação de acordo com as regras da Union International des Chemins de Fer (UIC), que é diferente da classificação das locomotivas a vapor, que usa a White Notation. A UIC utiliza letras para indicar o número de eixos que cada um dos truques ou buggies da locomotiva elétrica. Assim a letra A indica que o truque possui um eixo motor, a letra B, 2 eixos, a letra C, 3 eixos e a letra D, 4 eixos. Quando ocorre a repetição de letras indica que a locomotiva tem 2 ou mais truques. Por exemplo: BB, 2 truques com 2 eixos cada um. CC, 2 truques com 3 eixos cada um, BBB, 3 truques com 2 eixos cada um.
Leia mais: A locomotiva elétrica (3)
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As substituições ocorridas no aprovisionamento energético das locomotivas ferroviárias foram um fato fundamental: o recuo do emprego do carvão em benefício da eletricidade e dos hidrocarburantes.
Leia mais: A locomotiva elétrica (2)
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A idéia de utilizar a eletricidade para a tração de dos trens é bem antiga se bem que as realizações práticas como a operação comercial contínua são posteriores a 1900.
Leia mais: A invenção da locomotiva elétrica
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A Robert Stephenson & Co., teve na locomotiva Planet, construída em 1830, seu principal produto durante os vários anos que o modelo foi fabricado. As características desse tipo de máquina deram origem a configuração 2-2-0 de Robert Stephenson’’s Planet.
Leia mais: A locomotiva a vapor (5)