Domingo, 28 Abril 2024

Caros leitores,

 

Hoje, continuaremos a falar dos trens de grande velocidade.

 

***********************

Após o sucesso do TGV (train à grande vitesse em francês) na linha Sudeste entre Paris e Lyon numa primeira etapa, e entre Lyon e Marselha numa fase complementar, o comboio de alta velocidade como é conhecido em Portugal se tornou um símbolo nacional na França e um produto de exportação de maior sucesso na Europa.

O TGV é construído pela empresa francesa Alstom, e TGV é uma marca registrada da SNCF (Société Nationale des Chemins de Fer), a empresa pública de transporte ferroviário francesa.

O TGV viaja em linhas especiais conhecidas como LGV (ligne à grande vitesse traduzido como linha de alta velocidade), permitindo velocidades de 320 km/h em operação normal nas linhas mais recentes. O TGV também pode usar linhas convencionais, mas neste caso a velocidades são menores. O TGV tem cerca de 200 destinos na França e na Europa.

 

t1

TGV da linha Atlântica

 

Durante testes sem passageiros em 1990, o TGV alcançou a velocidade de 515,3 km/h. O Shinkansen maglev japonês alcançou 580 km/h, sendo por isso mais rápido que o francês, porém o Shinkansen não utiliza trilhos, mas sim sustentação magnética. Em outra viagem de teste de Paris para Bordeaux, o TGV alcançou outra marca recorde de 525 km/h. 

t2

Tabela com os recordes de velocidade

 

Em 3 de abril de 2007, durante um novo teste de velocidade, o TGV atingiu a marca de 574,8 quilómetros por hora em Le Chemin, perto de Champanha-Ardenas, na linha Paris-Estrasburgo, que será aberta a passageiros dia 10 de junho de 2007. Com uma velocidade de ponta de 574,8 km/h, o trem V150, e estabeleceu um novo recorde mundial de velocidade sobre trilhos, ultrapassando com folga o objetivo de 540 km/h que havia sido inicialmente previsto (V150 é a sigla de 150 metros por segundo, ou seja 540 km/h). Quando entrar em atividade, o TGV Paris-Estrasburgo circulará a uma velocidade máxima de 320 km/h, ou seja, vinte quilômetros por hora mais rápido que as atuais linhas TGV em atividade na França. 

 

t3

2ª geração dos trens de alta velocidade da França

 

Hoje a França tem aproximadamente 1200 km de linhas do TGV, construídas durante os últimos 30 anos, com quatro novas linhas propostas ou em construção.

 

t4

Linhas existentes

 

* LGV Sud-Est (Paris-Lyon-Perrache), a primeira LGV inaugurada em 1981.

* LGV Atlantique (Paris a Tours e Le Mans) inaugurada em 1990.

* LGV Nord Europe (Paris-Gare du Nord a Lille e Bruxelas e em direção de Londres, Amsterdã e Colônia) inaugurada em 1993.

* LGV Méditerranée (Uma extensão do Sud-Est: Lyon a Marselha-Saint-Charles) inaugurada em 2001.

 

Linhas planejadas

* LGV Est (Paris-Estrasburgo) (em fase de testes, a abrir em 10 de Junho 2007)

* LGV Rhin-Rhône (Estrasburgo-Lyon) (em construção)

Barcelona-Perpignan-Montpellier, que ligará o TGV à rede AVE espanhola (em construção)

* Lyon-Chambéry-Turim, que estenderá o TGV à Itália

* LGV Sud-Europe (Tours-Bordeaux), estendendo o ramo sul da linha Atlantique

* LGV Ouest (Le Mans-Rennes), estendendo o ramo oeste de linha Atlantique

* Bordeaux-Toulouse-Narbonne

* Bordeaux-Dax-País Basco

* Amsterdã e Colônia já são servidas pelo TGV Thalys circulando em linhas normais, as quais estão sendo transformadas em linhas de alta velocidade. Londres é servida atualmente pelo Eurostar, que circulam a alta velocidade pela linha do Eurotúnel e pela linha a alta velocidade inglesa (CTRL) até Londres.

 

Duas composições do TGV coreano denominado KTX

A tecnologia do TGV foi adotada por vários outros países:

* Thalys, ligando a França à Bélgica, Alemanha e Países Baixos

* Eurostar, ligando a Grã-Bretanha à França e Bélgica

* AVE, a linha de alta velocidade na Espanha

* KTX, a linha de alta velocidade na Coréia do Sul

* Acela Express, trem de alta velocidade construído pela Bombardier, associada a Alstom, para os Estados Unidos da América, que usa a tecnologia motriz do TGV (apesar de o resto do trem ser independente).  

 

As linhas de TGV reduziram consideravelmente o tráfego aéreo entre as cidades conectadas. Bruxelas–Paris em 90 minutos incrementou o intercâmbio entre as duas capitais, e, do mesmo modo, a linha Paris–Marselha reduziu o tempo de viagem em relação ao avião de maneira significativa.

  

t5

TGV Eurostar

 

t6

TGV Thalys

 

Referências bibliográficas:

www.alstom.transport.com.br

www.sncf.gov.fr

www.wikipedia.com.pt

www.eurostar.com

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!