Caros leitores,
Hoje, falaremos do Shinkansen, o trem bala japonês, o precursor dos trens de grande velocidade.
***********************
Os trens japoneses Shinkansen foram os precursores da alta velocidade em ferrovias. O Japão, como pioneiro no desenvolvimento da tecnologia de alta velocidade, tem também a maior rede atualmente em serviço. A construção da primeira linha iniciou-se em 1959 e em 1964 a Tokaido foi aberta ao público, com uma velocidade de cruzeiro de 210 km/h.
O primeiro Shinkansen que circulou em 1964
O Japão é um país com densidade populacional extremamente alta, caracterizado por ter mais de 70% da superfície montanhosa. Devido à falta de espaço nas cidades, os condutores têm de provar que possuem um espaço de estacionamento antes de poder comprar um carro. Essas duas condições tornaram a construção das ferrovias prioritária para o País. Na década de 70, o Ministério dos Transportes aprovou o plano de construção para cinco linhas adicionais e planos básicos para outras 12 linhas.
O Shinkansen próximo ao Monte Fuji
Para os Jogos Olímpicos de Inverno de 1998 foi inaugurada a linha de Tóquio à Nagano, denominada de Hokuriku Shinkansen. Novos desenvolvimentos incluem um redesenho aerodinâmico, motores mais potentes, materiais mais leves, freios aéreos, precauções contra tufões e terremotos, além de melhoramentos dos trilhos. Como resultado dessas melhorias, o tempo de viagem entre Tóquio e Osaka, a primeira linha a entrar em operação em 1964, diminuiu de 4 horas para 2 horas e meia, com previsão de que seja menor do que 2 horas em um futuro próximo.
O modernissímo Shinkansen serie 500
Uma nova geração de trens será projetada para a velocidade máxima de 405km/h, com uma velocidade de cruzeiro de 360km/h. A produção deste modelo é esperada para entrar em serviço em 2011. As tecnologias de frenagem regenerativa e eletricidade híbrida estão sendo estudadas para compor a tecnologia a bordo.
A ferrovia japonesa, através da Central Japan Railway Company, tem desenvolvido também novos sistemas ferroviários de alta-velocidade baseados na levitação magnética. Apesar dos trens e das linhas estarem tecnologicamente prontas e mais de 100.000 pessoas terem viajado neles, os altos custos permanecem como barreiras. Esses trens na linha de testes alcançaram a velocidade de 581km/h, tornando-os os trens mais rápidos do mundo.
Séries 500, 100, 700 e 300 do Shinkansen
Referências bibliográficas: