Silvio dos Santos
Engenheiro civil, opção transportes, formado pela Escola Politécnica da USP. Desde 2003 é engenheiro do Laboratório de Transportes e Logística da UFSC, onde trabalhou nos convênios com a ANTT e com a Secretaria de Portos para a realização do Plano Nacional de Logística Portuária
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O médio São Francisco tem início na montante dos obstáculos de Paulo Afonso e Xingó, incluindo o Lago de Sobradinho. O Rio São Francisco foi represado com a usina hidrelétrica de Sobradinho, na década de 1960, e a construção de eclusa permitiu a continuidade da navegação fluvial no médio e no alto São Francisco. As barragens em Paulo Afonso e Xingó não dispõem de eclusa, condição que não permite a navegação entre o médio e baixo São Francisco
Leia mais: Artigo Sílvio dos Santos - Navegação na Hidrovia do São Francisco
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Em São Paulo, não eram apenas a mobilidade e o comércio que aconteciam nas margens do Rio Tietê, mas também recreação, socialização e esporte. O rio apresentava vasta área fluvial, margeada por bosques e águas límpidas
Leia mais: As cidades e seus rios: pelo resgate da riqueza fluvial
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Caros leitores,
Hoje, escrevemos sobre esse porto muito especial localizado na Cote d’Azur, em plena Riviera Francesa.
Histórico
Fundada no século V a.C. pelos massiotas, povo grego, sob o nome de Nikaia, Nice foi anexa ao Império Romano no ano 27 a.C. Desde 1601, os franceses a ocuparam episodicamente até ser cedida à França em 1860, sob o império de Napoleão III.
Importância do porto e sua posição geográfica
Capital do departamento dos Alpes-Marítimos, bem servida por auto-estradas, ferrovias e linhas aéreas, a cidade constitui, sobretudo, um grande centro turístico internacional, favorecida pelas praias do verão e pela suavidade do inverno, além de possuir indústrias de material elétrico e química fina. A Câmara de Comércio e Indústria (CCI) é a concessionária do Porto de Nice além dos portos de Cannes, Golfe-Juan e Villefranche, concedidos pelo Conselho Geral dos Alpes-Marítimos.
O Porto de Nice contribui, assim, para o desenvolvimento econômico dos setores marítimo, náutico e portuário graças a uma gestão de performance dos equipamentos e instalações a ele confiados.
Atualmente, o Porto de Nice é também um importante porto de passageiros, assim como centro administrativo e universitário. Com milhares de passageiros por ano, o tráfego com a Córsega, terra natal de Napoleão, é a principal atividade do Porto de Nice.
Concorrendo diretamente com o Porto de Marselha, as companhias de navegação Corsica Ferries e SNCM transportam também veículos. As cifras variam de acordo com os períodos de baixa, ocasionado pela meteorologia desfavorável e por movimentos sociais que afastaram os turistas, e períodos de alta, quando o verão torna tudo mais agradável e inspirador.
Outro fator positivo no crescimento da demanda é a utilização dos velozes NGV, navios de grande velocidade, que têm a preferência de 63 % dos passageiros.
Nice conta também com um porto de comércio que movimenta carga geral, solta e em contêineres, que abastecem o mercado consumidor da Ilha da Córsega.
A Cote d’Azur, que inspirou pintores famosos como Gauguin, Monet e Cézanne, ainda inspira os novos artistas e fotógrafos amadores com as cores rústicas dos Alpes-Marítimos e o azul deslumbrante do Mediterrâneo.
Referências:
Grande Enciclopédia Larousse Cultural, São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1988. 6193p.
Site do porto de Nice: http://www.ccinice-cote-azur.com/ra2003/6c.asp (acessado em 18 de agosto de 2006).
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Caros leitores,
Hoje, continuaremos a falar sobre as diversas técnicas de tração das locomotivas a vapor.
Leia mais: A locomotiva a vapor - parte 2
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Caros leitores,
Hoje, iremos falar sobre a evolução da locomotiva, fator importante na história da ferrovia.
Leia mais: História da locomotiva a vapor