Despachante aduaneiro, colecionador de cartões-postais, especialmente de transatlânticos. Colaborador da Revista de Marinha de Portugal. Publicou cinco livros, como autor e co-autor, sobre temas da Santos antiga.
No dia 2 de fevereiro de 1892, com a chegada do navio inglês 'Nasmyth', o Porto de Santos teve inaugurado o primeiro trecho de cais acostável, com 260 metros, tornando-se notícia mundial.Já no início do novo século, 1906, vários jornais europeus, informavam aos importadores, especialmente de café, que o cais da cidade de Santos tinha 4.800 metros de extensão, permitindo a atracação de vários navios simultaneamente.Foi a partir daí que o porto iniciou seu desenvolvimento, com a oferta de cargas e a construção dos primeiros armazéns.
Relendo uma antiga revista, a Ilustração Brasileira, de novembro de 1936, encontrei um artigo, escrito por um oficial da Marinha, César Feliciano Xavier.
Sem dúvida, um dos órgãos de classe mais organizados do Brasil é o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos (SDAS), de que orgulhosamente faço parte como associado.O cartão-postal mostra o embarque de café em 1906, no Porto de Santos: todas as mercadorias que entravam ou saíam e entram ou saem do País precisavam e ainda necessitam do concurso do Despachante Aduaneiro. Antigamente, o profissional que exercia essa atividade era chamado de Caixeiro. (Reprodução: Acervo Laire J. Giraud)