Domingo, 28 Abril 2024

No dia 2 de fevereiro de 1892, com a chegada do navio inglês 'Nasmyth', o Porto de Santos teve inaugurado o primeiro trecho de cais acostável, com 260 metros, tornando-se notícia mundial.

Já no início do novo século, 1906, vários jornais europeus, informavam aos importadores, especialmente de café, que o cais da cidade de Santos tinha 4.800 metros de extensão, permitindo a atracação de vários navios simultaneamente.

Foi a partir daí que o porto iniciou seu desenvolvimento, com a oferta de cargas e a construção dos primeiros armazéns.

 

Na primeira década do Século XX, o Porto

de Santos era notícia do jornal The Times:

4.800 metros de cais de pedra

Nas próximas décadas, porto e cidade andariam de mãos juntas, causando o enriquecimento da região e em paralelo, de todo o País.

Mas o porto e a cidade encontraram-se mesmo na época do Descobrimento quando os portugueses procuravam locais mais abrigados para se instalarem e para que seus navios estivessem a salvo de piratas e de tempestades. Foi assim com a região de Santos e de São Vicente.


No começo do Século XX, Santos consolidou

a posição de porto exportador de café

 

Porto e cidade se confundiram entre si desde os primórdios da vila fundada por Brás Cubas, que no início do Século XX ganhou uma estátua junto ao porto e ao prédio da Alfândega e onde existiu a Igreja Matriz e se estabeleciam todas as casas comerciais de então.

Foi a partir das velhas pontes de madeira, bem retratadas pelo pintor Benedicto Calixto, e pelos trapiches que estocavam a carga que ia e que vinha dos portos europeus que Santos pôde desenvolver-se no entorno desse início de porto e vila.


Principalmente no final dos anos 90 do Século

XX, o Porto de Santos conquistou o posto de

Capital Nacional dos Cruzeiros Marítimos.

Na foto, o 'Costa Marina', da armadora italiana

Costa Cruzeiros

 

Aos poucos ambos foram se estendendo, crescendo, primeiro rumo ao planalto, com a construção da estrada de ferro São Paulo Railway, depois ao Interior e a outros estados, com a implantação das auto-estradas.

Dos trapiches e das pontes, o porto passou aos 14 quilômetros de cais acostável, grande parte hoje privatizada, tornando-se o Porto do Café, o Porto dos Imigrantes, o Porto dos Transatlânticos. Enfim, o maior Porto da América do Sul.

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