Despachante aduaneiro, colecionador de cartões-postais, especialmente de transatlânticos. Colaborador da Revista de Marinha de Portugal. Publicou cinco livros, como autor e co-autor, sobre temas da Santos antiga.
Remexendo uma pasta contendo recortes de antigas notícias do Porto & Mar de A Tribuna de Santos, deparei com uma notícia, do dia 17 de maio de 1953 (domingo), há exatamente 56 anos, com o título – “Um Navio e Um Comandante em Foco”, escrita pelo criador da famosa seção, Francisco de Azevedo. O transatlântico no caso era o RMS Andes, da Royal Mail Line, muito conhecido na rota da América do Sul, nos anos dourados.
Sem dúvidas, a última temporada de cruzeiros 2008/2009, foi a mais movimentada e agitada dos últimos tempos. Teve a participação de 16 navios e mais de 200 escalas, com a movimentação aproximada de 600 mil hóspedes, mesmo com o maremoto causado pela crise financeira internacional, predominou o sucesso nessa área de lazer.
Diariamente, passo pela Rua Cidade de Toledo, em direção a conhecida Praça Mauá, passando, antes por um dos edifícios mais belos de Santos. Entretanto, sua arquitetura não sobressai mais, por estar muito próximo do Paço Municipal (a Prefeitura foi construída encima da Praça Mauá, que antes ia até a Rua Augusto Severo). Não havendo assim o ângulo necessário para apreciá-lo condignamente, o que é uma pena.
Como já contei em artigos anteriores, nas primeiras sete décadas do século, Santos era cenário de um verdadeiro desfile de transatlânticos. Em alguns dias, registrava-se a escala de até cinco navios de passageiros de linha regular. O Porto de Santos era porta de entrada e saída de viajantes de todas as partes do Brasil e do mundo. Como são os aeroportos na atualidade.