Sábado, 04 Janeiro 2025

Sem dúvidas, a última temporada de cruzeiros 2008/2009, foi a mais movimentada e agitada dos últimos tempos. Teve a participação de 16 navios e mais de 200 escalas, com a movimentação aproximada de 600 mil hóspedes, mesmo com o maremoto causado pela crise financeira internacional, predominou o sucesso nessa área de lazer.

 

A magistral fotografia clicada por Silvio Roberto Smera, mostra o

Costa Mediterranea deixando Santos ao anoitecer, quando passava

pela Ponta da Praia, na altura das pontes da praticagem e a antiga

dos práticos (Edgard Perdigão). A foto foi publicada no último número

da famosa Revista de Marinha - Lisboa - Portugal - 2009.

 

No período de outubro de 2008 a abril de 2009, aconteceu de tudo, surgiram novas proas, ou melhor, novos transatlânticos que desfilaram garbosamente pelo estuário de Santos, onde proporcionaram uma bela festa.

 

Quase todos os dias os santistas e turistas em férias na Cidade, assistiram de camarotes (amurada da Ponta da Praia) essa verdadeira parada de transatlânticos. (Leia). Não existe nada igual em outras localidades do Brasil e em outras nações, como essa celebração (Leia)

 

O MSC Musica, navegando pelo canal de acesso ao Porto de Santos, nas primeiras horas da manhã de um dia de fevereiro/2009 - Foto: Smera.

 

Houve até uma grande polêmica em relação aos apitos de despedidas dados pelos transatlânticos ao passarem pela Ponta da Praia. Prática que vem da época dos navios de passageiros, e que já faz até parte das tradições santistas. Os apitos emocionam não só o grande público presente, como também os que estão a bordo dos transatlânticos. Só os que tiveram o privilégio de escutar os três apitos longos dos navios nas despedidas, podem contar essa sensação.

 

Os shiplovers trocaram entre si informações e fotos belíssimas dos navios participantes da grande “festa” da Ponta da Praia.

 

O Costa Magica prestes a atracar, vendo-se em pimeiro plano o

Radiance of the Seas, atracado próximo à Praça Mauá - Rio de Janeiro.

2009 - Foto: Edson Lucas.

 

Assim recebi fotos espetaculares dos amigos; Silvio Roberto Smera, Edson Lucas, José Carlos Silvares, Luís Miguel Correia, Fábio Melo Fontes, Cte. Gabriel Lobo Fialho, Emerson Franco Rocha da Silva, Marcelo Machado, Marco Antonio Pedro, Antonio Giacomelli, Tadeu Nascimento, Daniel Carneiro, Benedito Teodoro de Carvalho Siqueira, Bruno Pricoli Até eu, que sou péssimo fotógrafo, em relação a esses amigos, arrisquei tirar algumas dos transatlânticos, tanto dos “mirantes” da Ponta da Praia: Pier do Pescador, Ponte Edgard Perdigão (antiga ponte dos Práticos) e da atual ponte da praticagem, ainda sem nome, bem como do afamado calçadão, caso prefiram, da amurada.

 

Vale destacar que uma das fotos clicadas por um shiplover santista mereceu destaque no magazine português, Revista de Marinha foi a do Costa Mediterrânea deixando Santos ao anoitecer. O autor é Silvio Roberto Smera. Essa foto mostra ao mundo que os cruzeiros vieram para ficar neste País tropical com uma grande costa marítima (8.500 km), com cidades e praias maravilhosas, que nada ficam devendo ao Caribe, como exemplo: Angra dos Reis, Búzios, Ilhabela, Porto Seguro, Salvador, Recife, Florianópolis, Maceió e Rio de Janeiro a sempre Cidade Maravilhosa.

 

O Soverein passando na altura do estaleiro da Wilson, Sons, lado

Guarujá. No comando estava o capitão Amadeu Albuquerque, que já comandou o Funchal e o Blue Dream. 2008 - Foto: Smera.

 

Vale lembrar, que as grandes operadoras internacionais e os armadores já descobriram o Brasil, tanto que a cada ano aumenta o número de passageiros e surgem novos transatlânticos. No início eram poucos os navios participantes, geralmente apenas dois por ano, como os nossos cisnes brancos do Lloyd Brasileiro, Rosa da Fonseca, Anna Nery, Princesa Isabel e Princesa Leopoldina. Depois o Andrea “C”, trazido por Aldo Leone (Agaxtur), cujo cruzeiro inicial foi no réveillon de 1969 para 1970. Nos anos seguintes participaram o Eugenio “C”, Federico “C”, Enrico “C”, Columbus “C” (posteriormente o “C” passou a ser Costa). Daí em diante surgiram transatlânticos como o Funchal, Costa Marina, Rembrandt, Rhapsody, entre outros, até chegar no patamar atual, com grandes transatlânticos como o Costa Mágica, Costa Mediteranea, MSC Musica. MSC Opera, Grand Mistral, Splendour of the Seas, Zenith entre outros que deram brilho especial no grande espetáculo da Cidade. – O desfile de transatlânticos.

 

Um participante do desfile, o Splendour of the Seas passando na

linha das balsas, que ligam Santos ao Guarujá. 2009 - Foto: Smera.

 

É bom ressaltar que, quando o terminal de passageiros do Valongo sair do papel e se concretizar (Leia), certamente será nos  moldes de Miami, porto âncora de inúmeros transatlânticos. Com esse futuro terminal em atividade, somado ao já existente, Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, do Grupo Concais, trará um excelente atendimento às partes envolvidas nos cruzeiros. Logo a Av. Perimetral estará pronta, facilitando sobremaneira a chegada dos ônibus de turismo aos terminais de passageiros.

 

Futuramente, o Aeroporto Metropolitano do Guarujá estará operando no atendimento de passageiros, o que permitirá voos charters trazendo milhares de cruzeiristas das principais cidades brasileiras e da América do Sul, e até de outros continentes (em algum deles será inverno) para embarcarem nos transatlânticos que partem de Santos. Isso vai permitir que os passageiros façam pernoites nos hotéis de Santos, ou estiquem suas férias, e conheçam melhor à Cidade, trazendo assim uma maior arrecadação financeira para a Região.

 

O transatlântico Zenith nas proximidades da Baía de Santos, no

momento do desembarque do prático. A lancha está no costado - 2009

Foto: Smera.

 

A Cidade de Santos, quem tem o maior jardim do mundo à beira-mar (Guiness Book) nunca ficou conhecida internacionalmente por suas belas praias, mas sim como o Porto do Café (maior exportador do mundo), e por ser a casa do melhor time de futebol de todos os tempos, o Santos Futebol Clube, dos anos 60, eternizado por Pelé, Coutinho, Zito e outras feras da Vila Belmiro.

 

Vou aqui deixar aquela pergunta de sempre levantada anteriormente pelo amigo Julio Augusto Rocha Paes, residente na Capital Paulista, que é a seguinte: Quando o Brasil vai ter um navio de cruzeiros brasileiro, com tripulação brasileira? – Vamos ficar no aguardo, quem sabe um dia.

 


O sempre lembrado Rosa da Fonseca, um dos nossos cisnes brancos

(Lloyd Brasileiro), quando entrava no porto de Nova York, no início da

década de 1970, vem ao encontro da minha pergunta: Quando teremos

um transatlântico de cruzeiro brasileiro e, com tripulação brasileira

para os brasileiros?

 

Para fechar com chave de ouro o artigo, peço licença ao amigo José Carlos Silvares, para reproduzir um texto por ele enviado a seção Tribuna do Leitor, do jornal A Tribuna.

 

Apita, comandante

 

“Nada mais alegre, festivo e turístico do que a chegada da temporada de navios de cruzeiros ao nosso porto.

 

Durante encontro de amigos shilplovers, Silvio Roberto Smera

ladeado pelo autor e o jornalista José Carlos Silvares. - 2008.

 

São centenas de milhares de passageiros atraídos pelas belezas dos navios e seus roteiros, quase todos no exuberante litoral brasileiro. Trata-se, portanto, de cidades inteiras flutuantes e com os prós e contras que um público desse tamanho abriga, em termos de consumo, assistência e problemas. Mas nada se compara à alegria dos que se despedem de parentes e amigos nas pontes e nas muretas da Ponta da Praia, quando, ao acenar para o navio, recebem de volta o calor dos adeuses e, de quebra, o gostoso apito amigável do comandante.

 

Cada navio tem seu apito, de som particular, já reconhecido por muitos dos que os esperam contornar a curva das balsas e zarpar para a barra. Esse apito de reconhecimento não deve acabar. Ao contrário, deve ser estimulado, para o delírio de todos, como marca de despedida, como tradição, como suporte a que mais e mais turistas venham a Santos embarcar nos cruzeiros, levando daqui, sempre, a melhor das impressões.”

 

A Cidade de Santos, com o maior porto da América do Sul, o maior

jardim do mundo à beira-mar, suas belas praias, e várias atrações

turísticas, como porto-base dos cruzeiros, está cada vez mais

conhecida no mundo. - Foto: Tadeu Nascimento.

 

REVISTA DE MARINHA. - PORTUGAL

A Revista de Marinha, uma das mais interessantes do mundo, sobre temas marítimos, dentre os quais, transatlânticos e navios de todos os tipos e classes, portos, esportes do mar, tecnologia marítima, construção naval, pesca e muito mais, está aceitando assinantes brasileiros.

 

Vale a pena ser assinante da Revista de Marinha, que a cada edição está sempre melhor e, com um detalhe importante: além das boas matérias é pictórica.  Vale à pena ser assinante!

 

Maiores informações:

EDITORA NÁUTICA NACIONAL, LTDA.

Av. Elias Garcia, 20,

100-149 – LISBOA – PORTUGAL

Tel. 217960210 - fax. 214406023 - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!