Quinta, 21 Novembro 2024

Caros leitores,

Hoje, iremos iniciar uma nova coluna que abordará um tema importante para a história dos transportes: a ferrovia.

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Desde o início do século XVI, diversos países europeus já utilizavam transporte sobre trilhos. No entanto, esses caminhos de trilhos destinavam-se exclusivamente transporte de carvão e minério de ferro, extraídos de minas subterrâneas. Esse meio de transporte consistia de dois trilhos de madeira que penetravam até o interior das minas. Homens ou cavalos empurravam carroças munidas de rodas ao longo dos trilhos. Os vagões moviam-se com mais facilidade sobre os trilhos do que sobre a terra cheia de sulcos e enlameada, ou sobre o chão das minas.

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Desenho de antigos trilhos ingleses: Newcastle - barriga de peixe - Laminado de Birkinshaw - Trilho reto

No início do século XVIII, algumas empresas de mineração de carvão da Inglaterra começaram a revestir os trilhos de madeira com tiras metálicas a fim de torná-los mais duráveis e descobriram que o deslocamento se tornava mais fácil, possibilitando transportar mais carvão do subsolo para a superfície. Os cavalos agora podiam tracionar uma serie de vagões sobre os trilhos e não mais apenas uma carroça. Posteriormente os ferreiros ingleses deram início à fabricação de trilhos inteiramente de ferro, os quais eram munidos de bordas para conduzir vagões com rodas comuns.

No final do séc. XVIII, os ferreiros já estavam produzindo trilhos inteiramente de ferro e sem bordas, que conduziam vagões com rodas, essas munidas de bordas.

Desde que James Watt, engenheiro escocês que em 1769, aperfeiçoou o invento de Thomas Newcomen e patenteou a máquina a vapor, ocorreu o início da substituição da força humana bruta. A produção em massa de manufaturados tornou imperativo o estabelecimento de novas e mais rápidas formas de transporte de mercadorias para os novos mercados consumidores.

No início do séc. XIX, o inventor inglês Richard Trevithick construiu a primeiro veículo capaz de aproveitar a alta pressão do vapor. Montou-o sobre uma estrutura de quatro rodas projetada para se deslocar sobre trilhos. Em 1804, Trevithick fez uma experiência com esse veículo, puxando um vagão carregado com 9 toneladas de carvão por uma extensão de 15 km de trilhos em uma mina no País de Gales. Era a primeira locomotiva bem-sucedida do mundo e logo, outros inventores seguiram seu exemplo.

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Imagem da primeira locomotiva que teve utilização prática. Foi construída por Richard Trevithick, em 1804, para uma mina de carvão no País de Gales.

 É da natureza humana, reagir a tudo o que é novo, principalmente quando a novidade implica risco para o trabalho de uma numerosa categoria profissional. Protestos dessa natureza, organizados por cocheiros receosos de que o novo “cavalo mecânico” roubasse seus empregos, ocorrem. E pelas mesmas razões, no início dos anos 1800, Teares de Jacquard foram queimados em Lyon por tecelões que se rebelaram também contra a novidade.


Leia mais:
* História e técnica do transporte ferroviário para uma malha ferroviária eficiente
* Ferrovias: Importância Para o Transporte de Carga
* Ferrovias brasileiras: conheça os fatos históricos mais curiosos

 

Referências bibliográficas:

 

Encyclopedie des Chemins de Fer - François Get et Dominique Lajeunesse - Editions de la Courtille - Paris - 1980 - 557p.
BRINA, Helvécio Lapertosa. Estrada de Ferro. Belo Horizonte: UFMG, 1988.
Site: Trens & Cia. - Breve história das estradas de ferro.
Enciclopédia Delta Universal, vol. 6 e 9. 1985
http://fr.wikipedia.org/wiki/Rail
www.poli.usp.br/d/ptr0540/download/aula2.pdf

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