Caros leitores,
Hoje, falaremos dos principais tipos de locomotivas a vapor.
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A Robert Stephenson & Co., teve na locomotiva Planet, construída em 1830, seu principal produto durante os vários anos que o modelo foi fabricado. As características desse tipo de máquina deram origem a configuração 2-2-0 de Robert Stephenson’’s Planet.
Locomotiva configuração 2-2-0 Planet
Arranjo dos eixos |
Classificação Whyte |
Nome |
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Principais tipos de locomotivas a vapor |
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oO |
Planet |
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ooOOOo |
Pacific |
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oOOOOo |
Mikado |
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ooOOOOo |
Mountain |
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ooOOOO-OOOOoo |
Mallets - Big Boy |
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ooOOOo+oOOOoo |
4-6-2+2-6-4 |
Garrats - Dupla Pacific |
As locomotivas da configuração de 4-6-2 foram fabricadas pela ALCO - American Locomotives Co. a partir de 1903. Denominadas de Pacific devido a primeira locomotiva com essa configuração ter sido exportada para a Nova Zelândia pelo Oceano Pacifico. As 4-6-2 foram predominantes no transporte de passageiros durante o século XX.
Pacific 4-6-2 da Blue Mountain and Reading Railroad
A Philadelphie Baldwin construiu a serie Mikado, para as ferrovias japonesas a partir de 1897, na configuração 2-8-2. Essa locomotiva também era denominada de Mike ou de MacArthur, uma homenagem ao seu inventor. Além da utilização na Nippon Railway e na Europa, a 2-8-2 foi particularmente popular nos Estados Unidos.
Locomotiva Mikado 2-8-2 fabricada pela Baldwin
Possivelmente, o nome Mountain, da locomotiva com a configuração 4-8-2, teve origem na ferrovia Chesapeake and Ohio Railroad nos Estados Unidos, que a utilizava na região montanhosa de Allegheny Mountains. Com características técnicas para vencer grandes rampas, a 4-8-2 também desenvolvia uma velocidade alta para 1912, atingindo 116 km/h.
O aumento do comprimento das locomotivas criou dificuldades de inserção dos trens nas curvas mais fechadas, exigindo a diminuição da velocidade nesses pontos. Pensando em resolver esse problema o engenheiro francês Meyer inventou a primeira locomotiva articulada em 1868.
A locomotiva articulada mais utilizada foi construída pelo engenheiro suíço Anatole Mallet em 1876 e conhecida como 4-8-8-4. Nos Estados Unidos essa locomotiva foi fabricada para a Union Pacific Rail Roads, que necessitava de máquinas que tracionassem grandes tonelagens e ficaram conhecidas pelo nome de Big Boy. Foram as maiores locomotivas a vapor construídas no mundo.
Locomotiva tipo 4-8-8-4 Mallet Big Boy da Union Pacific
A locomotiva bi-articulada foi inventada pelo engenheiro inglês Herbert William Garratt em 1907 e construída pela Beyer-Peacock em Manchester. A separação da estrutura da locomotiva em três partes possibilitava que uma locomotiva grande e potente circulasse em linhas de raios pequenos, característica de ferrovias em regiões montanhosas. A configuração 4-6-2+2-6-4 da Garrat também é conhecida como dupla pacific.
Locomotiva bi-articulada tipo Garratt 4-6-2+2-6-4
Garratt 4-6-2+2-6-4 da Africa do Sul
Referências bibliográficas:
Encyclopedie des Chemins de Fer - François Get et Dominique Lajeunesse - Editions de la Courtille - Paris - 1980 - 557p.