Quinta, 21 Novembro 2024

Caros leitores,

 

Hoje, falaremos dos principais tipos de locomotivas a vapor.

 

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 A Robert Stephenson & Co., teve na locomotiva Planet, construída em 1830, seu principal produto durante os vários anos que o modelo foi fabricado. As características desse tipo de máquina deram origem a configuração 2-2-0 de Robert Stephenson’’s Planet.

 1

Locomotiva configuração 2-2-0 Planet 

Arranjo dos eixos    

Classificação Whyte

   Nome

 

Principais tipos de locomotivas a vapor

 

oO

2-2-0

Planet

ooOOOo

4-6-2

Pacific

oOOOOo

2-8-2

Mikado

ooOOOOo

4-8-2

Mountain

ooOOOO-OOOOoo

4-8-8-4

Mallets - Big Boy

ooOOOo+oOOOoo

4-6-2+2-6-4

Garrats - Dupla Pacific

As locomotivas da configuração de 4-6-2 foram fabricadas pela ALCO - American Locomotives Co. a partir de 1903. Denominadas de Pacific devido a primeira locomotiva com essa configuração ter sido exportada para a Nova Zelândia pelo Oceano Pacifico. As 4-6-2 foram predominantes no transporte de passageiros durante o século XX.

 2

Pacific 4-6-2 da Blue Mountain and Reading Railroad

 

A Philadelphie Baldwin construiu a serie Mikado, para as ferrovias japonesas a partir de 1897, na configuração 2-8-2. Essa locomotiva também era denominada de Mike ou de MacArthur, uma homenagem ao seu inventor. Além da utilização na Nippon Railway e na Europa, a 2-8-2 foi particularmente popular nos Estados Unidos.

3

 

Locomotiva Mikado 2-8-2 fabricada pela Baldwin

 

Possivelmente, o nome Mountain, da locomotiva com a configuração 4-8-2, teve origem na ferrovia Chesapeake and Ohio Railroad nos Estados Unidos, que a utilizava na região montanhosa de Allegheny Mountains. Com características técnicas para vencer grandes rampas, a 4-8-2 também desenvolvia uma velocidade alta para 1912, atingindo 116 km/h.

O aumento do comprimento das locomotivas criou dificuldades de inserção dos trens nas curvas mais fechadas, exigindo a diminuição da velocidade nesses pontos. Pensando em resolver esse problema o engenheiro francês Meyer inventou a primeira locomotiva articulada em 1868.

A locomotiva articulada mais utilizada foi construída pelo engenheiro suíço Anatole Mallet em 1876 e conhecida como 4-8-8-4. Nos Estados Unidos essa locomotiva foi fabricada para a Union Pacific Rail Roads, que necessitava de máquinas que tracionassem grandes tonelagens e ficaram conhecidas pelo nome de Big Boy. Foram as maiores locomotivas a vapor construídas no mundo.

 

 4

Locomotiva tipo 4-8-8-4 Mallet Big Boy da Union Pacific

 

A locomotiva bi-articulada foi inventada pelo engenheiro inglês Herbert William Garratt em 1907 e construída pela Beyer-Peacock em Manchester. A separação da estrutura da locomotiva em três partes possibilitava que uma locomotiva grande e potente circulasse em linhas de raios pequenos, característica de ferrovias em regiões montanhosas. A configuração 4-6-2+2-6-4 da Garrat também é conhecida como dupla pacific.

5

Locomotiva bi-articulada tipo Garratt 4-6-2+2-6-4

 

6

Garratt 4-6-2+2-6-4 da Africa do Sul

 

Referências bibliográficas:

Encyclopedie des Chemins de Fer - François Get et Dominique Lajeunesse - Editions de la Courtille - Paris - 1980 - 557p.

http://www.answers.com/topic/garratt

loggingmallets.railfan.net/oregon/oregon.htm

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