Caros leitores,
Hoje, falaremos da invenção da locomotiva elétrica.
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A idéia de utilizar a eletricidade para a tração de dos trens é bem antiga se bem que as realizações práticas como a operação comercial contínua são posteriores a 1900.
A locomotiva de Robert Davidson construída em 1842 tratava-se de um chassis montado sobre quatro rodas, cada eixo tinha armaduras de ferro doce girando entre dois pares de eletro-imãs fixos e a corrente elétrica para esse motor primitivo era fornecida por diversas baterias rebocadas em um vagão auxiliar. Com peso de 5 toneladas essa locomotiva de 1 CV (cavalo vapor) podia rebocar uma carga de 6 toneladas a uma velocidade de 6,5 km/h.
Locomotiva elétrica SEVC
Em 1855, Roux fez funcionar em uma exposição uma locomotiva elétrica na qual o motor era composto de duas placas de ferro doce oscilando em torno de eletro-imãs. Em 1864, também a título experimental funcionou em Versailles um locomotiva ligada a uma bateria fixa através de dois fios colocados ao longo dos trilhos.
Essa locomotiva, posteriormente utilizada no transporte postal, tinha um motor muito original: as rodas eram compostas por 20 raios, onde cada um deles era munido de uma bobina que trabalhava como um eletro-imã. A atração exercida pelos eletro-imãs sobre os trilhos era responsável pelo avanço do trem.
Siemen's 'E4'
A primeira estrada de ferro eletrificada foi criada por Siemens & Halske em 1879 e transportou os visitantes da Exposição de Berlim. O trem, composto pela locomotiva e 3 vagões abertos, atingia a velocidade de 12 km/h, tracionada por um motor elétrico alimentado pela corrente elétrica distribuída por um trilho central. A alimentação de energia para a locomotiva era feita através de duas sapatas metálicas que deslizavam em cada uma das duas faces do trilho central.
Detalhe da sapata de uma locomotiva Pennsy
Em 1882, Tomas Edison fez diversas experiências com uma pequena locomotiva sobre uma via de 0,90 m de bitola, também alimentada por um trilho central, com o retorno da corrente feito através dos próprios trilhos da ferrovia.
Locomotiva elétrica americana
Esses engenhos primitivos eram uma mistura de locomotivas e bondes, conhecidos como tramway ou seja trem de rua, mas em 1895 a máquina construída pela General Eletric, a conhecida GE, utilizada na ferrovia entre Baltimore a Ohio, era uma verdadeira locomotiva pesando 96 toneladas. Ela tinha 4 eixos motores que recebiam a corrente elétrica contínua através de uma linha aérea rígida alimentada por uma tensão de 550 V. Essa primeira locomotiva, com características modernas para a época, tinha um desempenho satisfatório quando comparado com as de tração a vapor.
Esquema da locomotiva elétrica Elektro Krokodil
O problema colocado no início da tração elétrica era bem mais o transporte da corrente elétrica do que a própria locomotiva. Por essa razão houve muita pesquisa para solucionar esse problema como a proposta de Hellmann. Entre 1894 e 1897 ele fez diversos ensaios com uma locomotiva, que se tratava de uma máquina a vapor que tocava um dínamo o qual alimentava os 8 eixos motores posicionados sobre 2 truques.
Essa locomotiva, com uma concepção revolucionária para a época, trafegava com facilidade por curvas fechadas devido a articulação dos truques e também porque as rodas não tinham os pesados êmbolos e bielas das locomotivas a vapor. Poderia-se considerar que se tratava de uma locomotiva a vapor com transmissão elétrica.
Locomotiva elétrica VR Victorian
Referências bibliográficas:
Encyclopedie des Chemins de Fer - François Get et Dominique Lajeunesse - Editions de la Courtille - Paris - 1980 - 557p.
http://www.trainweb.org/tubeprune/Met%20Electric%20Locos.htm
www.mirai.ne.jp/~eurocity/english/eart.html
www.sapiensman.com/.../englishOld%20trains3.htm