Quinta, 21 Novembro 2024

Caros leitores,

 

Hoje, falaremos da invenção da locomotiva elétrica.

 

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A idéia de utilizar a eletricidade para a tração de dos trens é bem antiga se bem que as realizações práticas como a operação comercial contínua são posteriores a 1900.

A locomotiva de Robert Davidson construída em 1842 tratava-se de um chassis montado sobre quatro rodas, cada eixo tinha armaduras de ferro doce girando entre dois pares de eletro-imãs fixos e a corrente elétrica para esse motor primitivo era fornecida por diversas baterias rebocadas em um vagão auxiliar. Com peso de 5 toneladas essa locomotiva de 1 CV (cavalo vapor) podia rebocar uma carga de 6 toneladas a uma velocidade de 6,5 km/h.

 

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Locomotiva elétrica SEVC

 

Em 1855, Roux fez funcionar em uma exposição uma locomotiva elétrica na qual o motor era composto de duas placas de ferro doce oscilando em torno de eletro-imãs. Em 1864, também a título experimental funcionou em Versailles um locomotiva ligada a uma bateria fixa através de dois fios colocados ao longo dos trilhos.

Essa locomotiva, posteriormente utilizada no transporte postal, tinha um motor muito original: as rodas eram compostas por 20 raios, onde cada um deles era munido de uma bobina que trabalhava como um eletro-imã. A atração exercida pelos eletro-imãs sobre os trilhos era responsável pelo avanço do trem.

 

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Siemen's 'E4'

 

A primeira estrada de ferro eletrificada foi criada por Siemens & Halske em 1879 e transportou os visitantes da Exposição de Berlim. O trem, composto pela locomotiva e 3 vagões abertos, atingia a velocidade de 12 km/h, tracionada por um motor elétrico alimentado pela corrente elétrica distribuída por um trilho central. A alimentação de energia para a locomotiva era feita através de duas sapatas metálicas que deslizavam em cada uma das duas faces do trilho central.

 

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Detalhe da sapata de uma locomotiva Pennsy

 

Em 1882, Tomas Edison fez diversas experiências com uma pequena locomotiva sobre uma via de 0,90 m de bitola, também alimentada por um trilho central, com o retorno da corrente feito através dos próprios trilhos da ferrovia.

 

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Locomotiva elétrica americana

 

Esses engenhos primitivos eram uma mistura de locomotivas e bondes, conhecidos como tramway ou seja trem de rua, mas em 1895 a máquina construída pela General Eletric, a conhecida GE, utilizada na ferrovia entre Baltimore a Ohio, era uma verdadeira locomotiva pesando 96 toneladas. Ela tinha 4 eixos motores que recebiam a corrente elétrica contínua através de uma linha aérea rígida alimentada por uma tensão de 550 V. Essa primeira locomotiva, com características modernas para a época, tinha um desempenho satisfatório quando comparado com as de tração a vapor.

 

 

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Esquema da locomotiva elétrica Elektro Krokodil

 

O problema colocado no início da tração elétrica era bem mais o transporte da corrente elétrica do que a própria locomotiva. Por essa razão houve muita pesquisa para solucionar esse problema como a proposta de Hellmann. Entre 1894 e 1897 ele fez diversos ensaios com uma locomotiva, que se tratava de uma máquina a vapor que tocava um dínamo o qual alimentava os 8 eixos motores posicionados sobre 2 truques.

Essa locomotiva, com uma concepção revolucionária para a época, trafegava com facilidade por curvas fechadas devido a articulação dos truques e também porque as rodas não tinham os pesados êmbolos e bielas das locomotivas a vapor. Poderia-se considerar que se tratava de uma locomotiva a vapor com transmissão elétrica.

 

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Locomotiva elétrica VR Victorian

 

Referências bibliográficas:

Encyclopedie des Chemins de Fer - François Get et Dominique Lajeunesse - Editions de la Courtille - Paris - 1980 - 557p.

http://www.trainweb.org/tubeprune/Met%20Electric%20Locos.htm

www.mirai.ne.jp/~eurocity/english/eart.html

 www.sapiensman.com/.../englishOld%20trains3.htm

 

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