Domingo, 05 Mai 2024

Laire Giraud

Despachante aduaneiro, colecionador de cartões-postais, especialmente de transatlânticos. Colaborador da Revista de Marinha de Portugal. Publicou cinco livros, como autor e co-autor, sobre temas da Santos antiga.

Braz Cubas, o fundador de Santos (1545), tão logo chegou à Capitania de São Vicente, acompanhando a expedição de Martim Afonso de Souza, entusiasmou-se com amplo estuário, perfeito para o fundeio de embarcações. Com isso, podemos notar que o local já era um ancoradouro ou fundeadouro natural desde aquela remota época.O cartão-postal dos anos 30, mostra que a parte do estuário do Porto

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Não se sabe ao certo quantos navios de passageiros fizeram escalas regularmente em Santos no decorrer do século XX até o fim da era dos paquetes. Há quem afirme que foram em torno de 2 mil. O movimento de embarcações, somando os cargueiros, era impressionante, causando congestionamentos — a média diária de entradas e saídas chegou até a 20. Cartão-postal da A-Folch y Cia de Barcelona,

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A bordo dos navios de cruzeiro, os hóspedes encontram muito mais do que esperam em uma viagem de lazer, vivendo momentos inesquecíveis, que convidam a manter perenes as imagens de bordo.O rei da temporada 2006/2007, o Costa Fortuna, o maior navio da

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No longínquo ano de 1952, as companhias marítimas já sentiam a sombra que os aviões faziam sobre seus navios, tanto que nesse ano transportaram através do Atlântico Norte 433.000 passageiros, contra 842.000 dos transatlânticos.

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O transatlântico britânico Magdalena, da Royal Mail (Mala Real), teve curta vida, não passou da viagem inaugural, iniciada em 9 de março de 1949, há 58 anos. No dia 24 de abril ele chocou-se com um recife, ao desviar da rota, em meio a denso nevoeiro, no litoral do Rio de Janeiro, após ter deixado Santos, o único porto que teve a honra de ser escalado duas vezes. Cartão-postal raríssimo do Magdalena, da coleção de João Emílio Gerodetti, de São Paulo, autor de vários livros sobre cartões-postais. O Magdalena foi o terceiro navio da Royal Mail Line a ostentar esse nome. Media 173,8 metros de comprimento, possuía capacidade para 133 passageiros na primeira classe e 346 na terceira.

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