Quarta, 24 Abril 2024

Carlos Pimentel

Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos e especialista em Gestão Pública Municipal. Edita o site Novo Milênio (www.novomilenio.inf.br).

Junto ao mar e à principal fonte brasileira de aço naval, entre os principais pólos industriais e centros de negócios do Brasil e na área do principal porto latino-americano de carga geral, está surgindo um novo pólo de construção naval. Sim, em Cubatão. Mais precisamente, na Ilha Piaçagüera, situada no canal do mesmo nome, que liga o cais da Cosipa ao mar aberto. E Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa) é o nome da empresa que produz 90% do aço naval brasileiro...

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No apagar das luzes de 2004, 30 de dezembro, o Governo Federal lançou enfim as normas que regulamentarão as chamadas parcerias público-privadas (PPP) no Brasil. Solução engenhosa para realização de obras de interesse público num país que não tem recursos financeiros para arcar com esse custo. Solução também para a iniciativa privada investir em áreas que interessam ao desenvolvimento econômico, com uma garantia de retorno assegurada para esse investimento.

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Quem vê o estado da estrada de ferro que sai de Santos para São Paulo, com muito mato, uma das duas linhas praticamente destruída, com grandes trechos de trilhos arrancados, não imagina o que está fermentando nos bastidores do transporte ferroviário regional. Há muitas novidades a caminho, principalmente em termos de transporte de cargas de e para o porto santista, e o sistema - que parecia dar seus últimos suspiros e encerrar uma era - parece estar sendo redescoberto. Enfim, pessoas em postos chave no governo começam a entender o que é uma matriz nacional de transportes e quão importante é o papel das ferrovias nesse processo.

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Em campanha eleitoral vale tudo. Principalmente prometer o que tem mínimas chances de se tornar realidade, mas sempre garantindo que nos quatro anos do seu mandato será pelo menos iniciado. E concluído, nos quatro anos seguintes, se o candidato for reeleito (visão a longo prazo, lógico...).

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Calma, caro leitor, que por enquanto o mar a que me refiro é literalmente o que banha Santos e seu porto, com as águas barrentas do Estuário. O outro, em sentido figurado, vem depois.

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