Mestre em Sociologia pela USP (2007), com ênfase em sociologia do trabalho, e bacharel em Ciências Sociais pela Unesp (2001). Atualmente, é docente e pesquisadora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Olá, família portuária! Esta semana resolvemos colocar algumas questões sobre a Lei de Modernização dos Portos. Muito se fala sobre ela, mas pouco realmente se sabe dela. Na última pesquisa divulgada pelo Ipat (2007) que fala da relação porto e comunidade, apresenta-se os dados que 52,9% dos entrevistados nos municípios de Santos, Guarujá e Cubatão não conhecem a Lei nº 8.630/93. Neste sentido, vale a pena fazer um breve resgate do que é a modernização e como chegamos a esta lei, que até hoje, passados quase 15 anos, encontra-se em implantação.
Olá, família portuária! Dando seqüência a série de artigos sobre cultura do trabalho, hoje falaremos sobre aquele que auxiliou na construção de uma cultura própria entre os avulsos santistas, o sistema de closed-shop. Closed-shop, segundo Oliveira Jr. (1994, p. 102), é um sistema que compreende uma variedade de práticas que contém um elemento comum, o qual consiste em que, para conseguir ou manter um emprego, o empregado deve associar-se a um sindicato, ou seja, ser associado ao sindicato é uma condição para obtenção do emprego.
Olá, família portuária! Hoje nos propomos a apresentar um pouco do debate sociológico sobre cultura do trabalho [i]. O foco será a formação da cultura do trabalho portuário entre os avulsos. Isto, pois, esta é de extrema importância, visto que através dela é que se cultivam e perpetuam os hábitos, costumes, símbolos e experiências profissionais. Escolhemos os avulsos, pois, segundo Fernando Teixeira da Silva (2004, pp. 218-219), a questão da contratação da mão-de-obra é central para a formação da cultura do trabalho portuário. Este é o primeiro de uma série de artigos que terão por objetivo apresentar uma breve análise sobre a cultura do trabalho nas categorias portuárias avulsas.
No último dia 28 de setembro ocorreu o evento de lançamento do Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep). Aparentemente, a criação do Cenep-Santos foi festejada e recebida com entusiasmo por todos os setores do Porto de Santos. Porém, o que foi apresentado até o momento, foram apenas promessas, nenhuma proposta concreta. A iniciativa do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos em conjunto com a Secretaria de Assuntos Portuários e Marítimos é extremamente louvável e o trabalho realizado até o momento pelo secretário Sérgio Aquino é digno de elogios. Porém, devemos ficar atentos aos próximos passos do Cenep.
Olá, família portuária. É com imensa satisfação que hoje inicio a minha participação como colunista de PortoGente. Este site que alguns meses atrás foi minha fonte de dados, hoje é o canal de comunicação através do qual espero contribuir cientificamente para a discussão dos assuntos relativos ao mundo do trabalho e principalmente, ao mundo portuário. Mundos esses que me são muito caros, principalmente porque não possuo a visão de “outsider”, mas sim de “nativa”.