Domingo, 29 Dezembro 2024

Laire Giraud

Despachante aduaneiro, colecionador de cartões-postais, especialmente de transatlânticos. Colaborador da Revista de Marinha de Portugal. Publicou cinco livros, como autor e co-autor, sobre temas da Santos antiga.

O jornal A Tribuna de Santos, do dia 08 de dezembro de 1939, há exatamente 72 anos, trazia a notícia da entrada no cais santista do transatlântico germânico Windhuk, que veio disfarçado de navio japonês – o Santos Maru, para passar pelos bloqueios navais britânicos estrategicamente posicionados no Atlântico.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
O desastrePor volta das 2 horas da madrugada do dia 3, a cerca de 10 milhas ao sul da Ponta do Boi, Ilha de São Sebastião, ocorreu colisão, em plena rota de navegação, entre o rebocador de alto-mar Guarany, pertencente à Marinha Brasileira e participante dos exercícios da Esquadra na ocasião, e o vapor cargueiro Borborema, do Lloyd Brasileiro.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Evito escrever sobre acidentes marítimos, principalmente quando há perdas de vidas humanas. Prefiro contar fatos mais alegres de embarcações de todos os tipos e todos os tempos.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Algumas vezes os navios de passageiros eram remanejados para outras linhas, de acordo com a demanda de passageiros ou conforme necessidades diversas, como a transferência do Conte Grande para a linha do Atlântico Norte, quando de grave acidente ocorrido em 1956: o Andrea Doria foi abalroado pelo transatlântico sueco Stockholm e acabou naufragando.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
O importante porto italiano de Gênova era a base dos navios da Itália Societá di Navigazione - e também da sede da mais famosa armadora italiana de todos os tempos.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!