Sábado, 27 Abril 2024

Clique aqui para ler a primeira parte deste artigo.

Os roteiros foram os mais diversos, como Terra do Fogo e ilhas tropicais do Caribe. Os mais frequentes foram para a Argentina e Manaus, com escalas nas capitais do Nordeste, reservando as empresas de turismo programas especiais de Natal, Réveillon e Carnaval.

Nos portos de escalas aconteceram excursões opcionais. Santos, no que diz respeito ao assunto, foi esquecida – os turistas não faziam passeios nem compras na Cidade, que era apenas uma escala obrigatória para os passageiros que vinham de São Paulo e outras localidades.


O pequeno Itália fez alguns cruzeiros e, na temporada de 1978, o seu
destino era a Terra do Fogo. Col. do autor.

Na temporada anterior, a de 1977/1978, escalaram transatlânticos de várias nacionalidades, inclusive um soviético que transportava turistas alemães.

Os navios que demoravam mais de um dia em Santos já tinham programado para seus hóspedes visitas a São Paulo ou a Foz do Iguaçu, este último destino por via aérea.

No primeiro cruzeiro da temporada 1978/1979, o destino do Funchal foi Buenos Aires, em cruzeiro de Natal.


O belo Eugenio C (em 1987 passou a ser Eugenio Costa) foi o navio
mais querido dos brasileiros em todos os tempos - fez muito sucesso
durante 30 anos (1966-1996). Cartão-postal. Col. do autor.

Santos vive hoje, em 2011, mais uma supertemporada de cruzeiros, se considerarmos que há pouco mais de três décadas os cruzeiristas eram em torno de 13.000.

A Cidade ganha com isso, pois está na mídia mundial como o principal porto irradiador de cruzeiros da América Latina, bem como no ranking de passageiros.

Muitas coisas mudaram a olhos vistos, nesses 33 anos – ainda bem que para melhor, em todos os sentidos!

Tudo isso graças a um visionário e idealizador que acreditou nos cruzeiros marítimos – Aldo Leone, fundador da Agaxtur, que gravou para sempre o nome nesse ramo do turismo que mais cresce em todo o mundo!

Leone criou a Agaxtur em 1953 e faleceu em 2008, deixando um legado inestimável, com a confiança que sempre teve na indústria de cruzeiros marítimos!

Aos navios, aos tripulantes e aos passageiros da temporada de cruzeiros marítimos de 2011/2012, as minhas saudações e boas-vindas!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!