Sábado, 27 Abril 2024

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Algumas vezes os navios de passageiros eram remanejados para outras linhas, de acordo com a demanda de passageiros ou conforme necessidades diversas, como a transferência do Conte Grande para a linha do Atlântico Norte, quando de grave acidente ocorrido em 1956: o Andrea Doria foi abalroado pelo transatlântico sueco Stockholm e acabou naufragando.


O Marco Polo, um dos navios da série Navegadores, era muito conhecido
no Porto de Santos. Havia uma maquete desse navio em exposição numa
das vitrines da Casa Faro - Câmbio e Turismo. Col. do autor.

Outro exemplo foi a transferência, em fevereiro de 1954, do Conte Biancamano – da linha do Brasil e do Prata – para a linha da América Central: Curaçao, La Guaira e Cartagena, com escalas em Cannes, Nápoles, Barcelona, Lisboa, Funchal e Tenerife. O Conte Grande, que fazia par com o Biancamano, permaneceu na rota de ouro e prata (Brasil, Argentina e Uruguai).

O navio fazia essa rota quando foi deflagrada a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Foi aprisionado em junho de 1940, quando retornava à Europa, passando a servir como navio-transporte de tropas dos Estados Unidos com o nome de Hermitage.


O Leonardo da Vinci, construído em 1958, fez grande sucesso na
linha Genova/Nova Iorque. Col. do autor.

Em 1947 o Conte Biancamano foi devolvido à Itália e passou por grandes reformas – Retornou como se fosse um novo navio.

O transatlântico voltou para a linha da América do Sul em 10/11/1949. Posteriormente foi deslocado para a linha de Nova York, em21/03/1950, onde ficou até a chegada dos navios Andrea Doria e Cristoforo Colombo.

Não custa dizer que, para Santos e outros portos de escala, dia de transatlântico italiano no cais era dia de festa e muita alegria!

A época romântica – os anos dourados! – dos navios de passageiros passou, deixando saudades nos que vivenciaram momentos inesquecíveis a bordo de transatlânticos marcantes.


O MSC Musica, navegando em Santos, é um dos navios italianos que
mantém a tradição italiana dos navios de passageiros do passado, agora
no presente. Foto: do autor. Temporada 2010/2011.

Mas, neste início de Século 21, o Porto de Santos e o Brasil vivem um novo ciclo, de renascimento da indústria do turismo marítimo, com cruzeiros cada vez mais acessíveis, a ponto de permitir que milhares de brasileiros realizem o sonho da vida – viajar de navio, a bordo de um moderno transatlântico!

E, neste novo ciclo, os navios italianos continuam belos e majestosos, a virem a Santos e ao Brasil, como os transatlânticos da Costa Cruzeiros: Costa Fortuna, Costa Magica, Costa Pacifica e Costa Victoria e, da MSC Cruzeiros: MSC Armonia, MSC Musica e MSC Orchestra,

E, no Porto de Santos, há um moderno complexo turístico para receber os turistas de todo o Brasil que vêm para a Cidade iniciar cruzeiros, tanto nos navios navios italianos, quanto de outras bandeiras: o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – Concais, no Cais do Armazém 25.

Bem-vindos a Santos, navios de cruzeiros italianos e de outras nacionalidades!

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