Frederico Bussinger

Consultor. Foi presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), SPTrans, CPTM e Confea. Diretor da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), do Departamento Hidroviário de SP e do Metrô de SP. Presidiu também o Conselho de Administração da CET/SP, SPTrans, Codesa (Porto de Vitória), RFFSA, CNTU e Comitê de Estadualizações da CBTU. Coordenador do GT de Transportes da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC-SP). Membro da Comissão Diretora do Programa Nacional de Desestatização e do Conselho Fiscal da Eletrobrás.

escrito por Frederico Bussinger, ex-secretário de Transportes de São Paulo; presidente da CPTM e SPTRANS; e diretor do Metrô/SP

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Alvissareira a notícia, amplamente veiculada esta semana (01, 02, 03, 04), de que o Governo Federal, com dois contratos (AGEO e Copape – Santos - granéis líquidos - investimentos previstos de R$ 215,5 milhões até 2017) vai iniciar o processo de renovação antecipada de contratos de arrendamento Pós-93. No portfólio portuário brasileiro, tais contratos podem ser considerados as “vacas leiteiras” (um dos quadrantes da “Matriz-BCG”, concebida pelo Boston Consulting Group como ferramenta de análise e de planejamento estratégico; conceito aplicado ao nosso ambiente portuário em artigo anterior).

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“Para todo problema complexo existe sempre uma solução simples, elegante, plausível e completamente errada” [H. L. Mencken]

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Para tanto, uma estratégia (que tornou-se quase um bordão!): Choque de oferta (embutida a ideia de concorrência).

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escrito por Frederico Bussinger, ex-secretário de transportes do Estado de São Paulo, presidente da CPTM e SPTRANS e diretor do Metrô/SP

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