Sexta, 17 Mai 2024

Edésio Elias Lopes

Doutorando do programa de engenharia civil na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Infraestrutura Viária, onde também obteve o título de Mestre em Engenharia.

Nesta coluna, apresentamos um dos tipos de controle e fiscalização de velocidades veiculares mais discutidos na sociedade: o radar. Equipamentos deste tipo são vigilantes eletrônicos que têm como objetivo diminuir os casos de excesso da velocidade nos locais onde são instalados.

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Como visto nos artigos anteriores, a violência nas estradas brasileiras é uma realidade com grandes impactos econômicos, sociais e na saúde pública. Nesta coluna, serão apresentadas algumas diferenças entre os números de acidentes em rodovias concessionadas e não concessionadas.

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Hoje será apresentada a importância do pedestre dentro do contexto do sistema viário, ilustrando números referentes aos acidentes sofridos por essa classe composta, de modo geral, por todos.

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A violência de trânsito é numericamente confirmada como uma das principais causas de morte na juventude. Tal problema precisa ser largamente discutido visando o aumento do combate a esta triste realidade, onde inúmeras famílias perdem seus entes precocemente.

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O elevado número de acidentes derivados do trânsito irresponsável e caótico no Brasil é uma realidade. Mas afinal, quais são de fato os impactos sociais e econômicos aos brasileiros?

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