Já há algum tempo, com a evolução da informática, surgiram novas possibilidades de análises estratégicas para o auxílio na tomada de decisão. As possibilidades de visualização dos resultados das análises espacialmente em um mapa permitiram que o usuário compreendesse de forma facilitada e clara a resolução do seu problema.
Esse tipo de tecnologia é chamado de Sistema de Informação Geográfica (SIG). Contudo, mesmo antes do surgimento da informática já existiam exemplos de análise espacial em mapas
Um exemplo clássico do uso de análise espacial antes do surgimento da informática é a análise executada pelo Dr. Snow.
Em 1854, Londres estava sofrendo uma grave epidemia de cólera, doença cuja forma de contaminação era então desconhecida. Com a cidade imersa em uma situação crítica, onde já havia ocorrido mais de 500 mortes, o doutor John Snow teve uma ideia: colocar no mapa da cidade a localização dos doentes de cólera e dos poços de água (naquele tempo, a fonte principal de água dos habitantes da cidade), como ilustrado na figura abaixo.
Ligação entre dados geográficos e atributos alfanuméricos
Com a espacialização dos dados, o doutor Snow percebeu que a maioria dos casos estavam concentrados em torno do poço da Broad Street e ordenou que este fosse lacrado, o que contribuiu em muito para debelar a epidemia.
Esse caso forneceu evidência empírica para a hipótese (comprovada posteriormente) de que a cólera é transmitida por ingestão de água contaminada. Essa é uma situação típica em que a relação espacial entre os dados muito dificilmente seria inferida pela simples listagem dos casos de cólera e dos poços.
O mapa do doutor Snow entrou para a História como um dos primeiros exemplos que ilustram o poder explicativo da análise espacial.
Sites visitados em 04/03/2011
http://www.udel.edu/johnmack/frec480/cholera_map2.html