Quarta, 14 Mai 2025

Como visto nos artigos anteriores, a violência nas estradas brasileiras é uma realidade com grandes impactos econômicos, sociais e na saúde pública. Nesta coluna, serão apresentadas algumas diferenças entre os números de acidentes em rodovias concessionadas e não concessionadas.

* Segurança Viária
* Segurança Viária – Código Brasileiro de Trânsito
* Segurança viária – Impactos sociais e econômicos
* Segurança viária – Violência na Juventude
* Segurança viária – Pedestres

A figura abaixo ilustra a variação em porcentagem de 2003 a 2007 no número de acidentes ocorridos nas rodovias federais policiadas, sendo diferenciado por tipo de gravidade.

Interpretando este primeiro gráfico, é possível perceber um aumento considerável dos acidentes para todos os tipos de gravidade, indicação esta já comprovada nos artigos anteriores.


Evolução de pessoas envolvidas em acidentes – rodovias federais policiadas

Em contrapartida, ao comparar dados de acidentes em trechos de rodovias concessionadas (Osório/RS-Porto Alegre/RS e Juiz de Fora/MG-Rio de Janeiro/RJ), é possível visualizar uma diminuição no número de mortes em acidentes. Tal diminuição se deve em função de vários fatores, tais como pista e sinalização em boas condições, monitoramento e primeiros socorros privados, entre outras vantagens de uma via em estado de concessão.



Evolução de acidentes ocorridos nos trechos concedidos

Os dados apresentados mostram que as rodovias concessionadas tendem a ser mais seguras que as não-concessionadas. Logicamente, são poucos os dados disponíveis e o tamanho das amostras (Brasil/trecho em estado de concessão) são bastante diferentes.

De todo o modo, é de conhecimento empírico que nos trechos de rodovias concessionadas a segurança é maior, ainda que para obter estes e demais benefícios apresentados aqui os usuários necessitam pagar duas vezes pelos mesmos serviços.

Referência
Acessado em 25/04/2011
http://www.antt.gov.br/InformacoesTecnicas/aett/aett_2009/principal.asp

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