Sábado, 13 Dezembro 2025

Projeto da ICTSI eleva capacidade em mais de 70% e posiciona o Rio como hub logístico

Investimento de R$ 948 milhões amplia o Rio Brasil Terminal e fortalece a logística do Sudeste e Centro-Oeste
Expansão do Rio Brasil Terminal

Investimentos vão elevar a capacidade operacional do terminal em 70,5%, passando de 440 mil TEU/ano para 750 mil TEU/ano – Foto: Jonilton Lima/MPor

O ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, anunciou, na manhã desta sexta-feira (12), no Porto do Rio de Janeiro, um novo investimento privado de R$ 948 milhões para a expansão e modernização do Rio Brasil Terminal, operado pela ICTSI no Porto do Rio de Janeiro (RJ). O projeto será executado entre 2025 e 2029 e vai elevar a capacidade operacional do terminal em 70,5%, passando de 440 mil TEU/ano para 750 mil TEU/ano, consolidando o Rio de Janeiro como hub logístico estratégico para as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Durante o anúncio, o ministro destacou que a ampliação é decisiva para o crescimento do porto e para o fortalecimento do comércio exterior. “É um investimento de quase R$ 1 bilhão que vai ser fundamental para a gente ampliar as operações aqui do porto, saindo de 440 mil para 750 mil TEU e, no futuro, quem sabe chegar a 1,2 milhão”, afirmou. Segundo o ministro, a medida também tem impacto direto no emprego e na renda. “Eu digo sempre: o maior programa social do Brasil é o emprego e a renda”, completou.

Costa Filho também ressaltou o desempenho do Porto do Rio de Janeiro em 2025 e afirmou que a política de investimentos integra uma estratégia para elevar a competitividade do sistema portuário nacional. “Até 30 de novembro, o Porto do Rio já cresceu 14% na movimentação de cargas. Isso é importante porque, quando colocamos o porto em parceria com o Governo Federal, o governo do estado e os municípios, fortalecemos a cadeia produtiva e a logística do país”, disse.

Expansão, equipamentos e tecnologia

O plano de investimentos combina obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos de última geração, com ações voltadas à automação e ao aumento da eficiência operacional. Entre as iniciativas previstas estão a unificação e expansão dos pátios de armazenagem, o rearranjo de edificações para otimizar fluxos internos, a modernização de sistemas de utilidades e infraestrutura elétrica, além da compra de novos equipamentos para movimentação de contêineres.

O projeto inclui ainda a implantação de sistemas avançados de controle de acesso, monitoramento e gestão de cargas, com adequações para atender exigências regulatórias recentes, especialmente normas da Receita Federal, e contempla medidas de sustentabilidade ambiental, alinhadas aos compromissos globais da ICTSI com operações responsáveis e descarbonização.

Para o ministro, iniciativas como essa ampliam a competitividade e dão previsibilidade ao setor. “O que nós queremos é dar segurança aos empreendimentos, desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios, ao lado das agências reguladoras e dos órgãos de controle”, afirmou.

Nova fase de crescimento

O diretor-presidente do Rio Brasil Terminal, Roberto Lopes, lembrou que a concessionária completou seis anos à frente do terminal nesta mesma data e destacou a estratégia de melhoria contínua. “Hoje a gente completa seis anos como parte integrante do grupo ICTSI. De lá pra cá, a gente tem conseguido investir muito no Porto do Rio, sempre com foco em oferecer o melhor serviço possível, com essa paixão por servir e a busca de ser 1% melhor todo dia”, disse.

Ele ressaltou que a expansão se soma a iniciativas já estruturadas pela empresa para fortalecer a logística no estado e ampliar a conectividade com outras regiões, especialmente pelos corredores Rio–Minas e Rio–Suzano, com ênfase no transporte ferroviário.

Navios maiores, mais eficiência e previsibilidade

Com a expansão, o terminal passará a operar com mais eficiência navios de grande porte, incluindo embarcações New Panamax e Post-Panamax, com até 366 metros de comprimento e capacidade superior a 13 mil TEU. Os primeiros novos guindastes devem entrar em operação a partir de meados de 2026.

A previsão é de que, com a implementação integral dos investimentos, o terminal opere com utilização em torno de 75% entre 2029 e 2030, garantindo mais previsibilidade à cadeia logística e evitando a saturação projetada entre 2027 e 2028.

Presença global e compromisso de longo prazo

A ICTSI é a maior operadora portuária independente do mundo, com presença em 33 terminais em 19 países. O vice-presidente da ICTSI para as Américas, Anders Kjeldsen, destacou o compromisso da empresa com o Brasil. “No Brasil, estamos focados em trazer os mais altos padrões internacionais de eficiência operacional e desenvolvimento tecnológico para nossas operações. Este projeto demonstra nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento da competitividade logística brasileira”, afirmou.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!