Hoje será apresentada a importância do pedestre dentro do contexto do sistema viário, ilustrando números referentes aos acidentes sofridos por essa classe composta, de modo geral, por todos.
* Segurança Viária
* Segurança Viária – Código Brasileiro de Trânsito
* Segurança viária – Impactos sociais e econômicos
* Segurança viária – Violência na Juventude
A definição de pedestre segundo o Dicionário da Língua Portuguesa é “todo o indivíduo que anda a pé”. Mas quais são as regras para essa classe?
O Código de Trânsito Brasileiro de 1997 detalha os direitos e deveres relacionados aos pedestres, sendo que a implantação do mesmo auxiliou na diminuição dos casos de atropelamento. Na figura abaixo, é possível visualizar a queda no número de atropelamentos no estado de São Paulo após a implantação do código de trânsito.
Fonte: Fundação Seade; Sistema de Estatística Vitais
No Brasil, a taxa de mortalidade por atropelamento, segundo informações do Ministério da Saúde, é de aproximadamente 5,6 óbitos por 100 mil habitantes (2003), número quase três vezes maior que o de países como Estados Unidos, Inglaterra e Canadá. No entanto, esse indicador varia bastante nas diferentes Unidades da Federação, além de atingir com particular intensidade a população masculina, conforme o gráfico abaixo.
Fonte: Datasus, Fundação Seade
Os índices de mortalidade por atropelamento entre os homens são muito superiores aos de mulheres em todas as Unidades da Federação. Amapá, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará e Sergipe registraram os maiores coeficientes de mortalidade masculina, superiores a 12 óbitos por 100 mil habitantes.
Em conclusão, deve-se salientar que “todos somos pedestres” e estamos sujeitos aos benefícios e malefícios relacionados a essa classe. Por esse motivo, e pelos números alarmantes, é que os motoristas devem se valer da direção defensiva, dirigindo com cautela e respeitando o próximo.
Referência
Acessado em 20/04/2011
www.seade.gov.br/produtos/spdemog/ago2006/sp_demog_atropelamento.pdf
Veja também
Programa Circulando, desenvolvido pela TV USP, mostra o comportamento e os problemas dos pedestres no sistema viário brasileiro