A segurança viária trata-se de um tema bastante discutido pela sociedade, mas pouco é feito de fato para aumentar o nível de segurança nas vias brasileiras. Em contrapartida, o número de emplacamentos de veículos no Brasil vem aumentando consideravelmente e tal aumento pode ser comprovado através de alguns dados. Em fevereiro de 2011, de acordo com a Fenabrave, foram vendidos 265.524 veículos. Isto significa 40.000 veículos a mais que no mesmo mês de 2010.
Os números apresentados neste artigo irão demonstrar a triste realidade brasileira quanto à violência no trânsito que ocorre em sua maioria, pela falta de educação dos motoristas.
A figura abaixo representa uma tabela com dados de 2003 a 2008 que demonstra o crescimento da população relacionado à frota e ao número de vítimas em acidentes de trânsito. Através da mesma figura é possível visualizar o crescimento de acidentes (fatais e não fatais) por habitantes e por veículos.
Comparando população com acidentes no trânsito/vitima.
Clique na tabela para ver em tamanho ampliado
Essa violência causa entre tantos danos, um grande custo para a sociedade. Na figura abaixo é possível visualizar um custo superior a seis bilhões de reais com acidentes de trânsito por todo o Brasil no ano de 2005.
Custo dos acidentes por gravidade
Ao comparar o Brasil com outros países, são registradas aproximadamente 500 mil mortes/ano em todo o mundo, sendo que apenas no Brasil são registradas 45 mil mortes/ano (incluindo óbitos após 24hs do acidente). Portanto, aproximadamente 9% dos acidentes mundiais de trânsito ocorrem no Brasil, sendo que para cada 10.000 veículos, morrem 7 pessoas nas estradas brasileiras enquanto que no Japão esse número cai para 1,5 pessoas. Ao analisar os dados apresentados, fica uma questão intrigante: “Por que o número de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito no Brasil é tão elevado?”
Referências
Notas de Aula - ECV 4491 - Segurança Viária - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Prof Amir Valente