A violência de trânsito é numericamente confirmada como uma das principais causas de morte na juventude. Tal problema precisa ser largamente discutido visando o aumento do combate a esta triste realidade, onde inúmeras famílias perdem seus entes precocemente.
* Segurança Viária
* Segurança Viária – Código Brasileiro de Trânsito
* Segurança viária – Impactos sociais e econômicos
Um estudo recente (Mapa da Violência 2011) do Instituto Sangari, em conjunto com o Ministério da Justiça do Brasil, apresenta dados importantes que mostram o grande número de óbitos em acidentes de trânsito sofridos pelos jovens no Brasil.
O gráfico abaixo representa tais dados, sendo bastante curiosa a diminuição de óbitos após a implantação do código de trânsito de 1997. É perceptível que o aparente “medo” dos brasileiros, quanto às novas leis de trânsito, durou até o ano 2000 onde a tendência de queda é revertida em uma alta não proporcional à taxa de crescimento da população.
Taxa de óbito por acidentes de transporte
Na Tabela abaixo, comparando os anos 1998 e 2008, identifica-se que ocorreram drásticas mudanças na distribuição geográfica da mortalidade por acidentes de transporte. Na população total, estados como Tocantins e Mato Grosso, que 10 anos antes apresentavam taxas relativamente baixas no contexto nacional, tiveram significativos incrementos na letalidade dos acidentes de transporte. Em contrapartida em 2008 esses estados assumem as primeiras posições, enquanto que Santa Catarina continua em situação de destaque na mortalidade juvenil por acidentes de transporte em ambos os anos.
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por acidentes de transporte (UFs)
No gráfico abaixo é possível identificar que as mortes por acidente de transporte, em função da idade do acidentado, crescem de forma rápida a partir dos 13 anos de idade, atingem sua máxima expressão aos 22 anos (838 vítimas em 1998 e 1.204 em 2008) e declinam progressivamente a partir dessa idade.
Outra questão sobre o mesmo gráfico é que, entre 1998 e 2008, é registrado um significativo aumento no número de vítimas na faixa dos 18 aos 30 anos de idade, bem superior ao observado nas restantes faixas.
Conclui-se, portanto, que em três estados do País a violência no trânsito mata mais jovens do que os homicídios. O Mapa da Violência relata que entre 1998 e 2008, 26,7% das mortes de jovens com idade entre 15 e 24 anos em São Paulo ocorreram em acidentes de trânsito, percentual acima dos homicídios, que representaram 24,4% do total. Em Santa Catarina, 37,6% das mortes de jovens foram no trânsito, bem acima do percentual dos homicídios, de 23,1% do total. O mesmo ocorreu no estado do Tocantins, onde 29,1% das mortes de jovens aconteceram no trânsito e os homicídios representaram 25,4% do total.
Todos os dados apresentados provam a importância da prevenção e da educação de trânsito, principalmente entre os jovens.
Referência
MJ divulga Mapa da Violência 2011