Domingo, 14 Dezembro 2025

Editorial | Coluna Dia a Dia

Portogente

Operações flexíveis evitam falhas logísticas (M Cooper)

O STS-10 representa a principal iniciativa de expansão do Porto de Santos em décadas. Trata-se de um super terminal de contêineres concebido para elevar em quase 50% a capacidade operacional do complexo, apoiar o crescimento das cadeias produtivas e posicionar o Brasil de forma mais competitiva no comércio internacional. Por sua relevância, o projeto exige decisões de Estado — não acomodações políticas.

dad 15
Imagem gerada por IA

Entretanto, as estranhas restrições impostas à participação de operadores de referência, como BTP e Santos Brasil, introduzem insegurança regulatória em um ativo que deveria ser exemplar em transparência e competição. É legítimo questionar se tais limitações contribuem para o interesse público ou se produzem um ambiente de dúvidas que o País não pode se permitir. A competição ampla, técnica e isonômica é condição fundamental para um leilão que pretende entregar o melhor resultado ao Brasil.

Leia mais: A hora da verdade do Porto de Santos - Portogente

O Porto de Santos tem histórico suficientemente robusto para orientar as escolhas atuais. Seu maior ciclo de desenvolvimento ocorreu sob administração profissionalizada, com metas claras e foco em desempenho. As décadas seguintes, marcadas por alternância entre boas gestões e episódios que levaram inclusive à intervenção da Polícia Federal, demonstram que o modelo atual não garante estabilidade nem continuidade administrativa.

Leia mais: ANTAQ sem foco na solução, distorce o projeto STS10 no Porto de Santos

O fato objetivo é que o projeto não avançou ao longo de sucessivas gestões federais por falta de prioridade política e de capacidade decisória compatível com sua importância. A experiência internacional e estudos técnicos — como o de 1996, que analisou modelos de regionalização — indicam que maior autonomia administrativa pode trazer ganhos expressivos em eficiência e competitividade. Não se trata de ideologia, mas de pragmatismo econômico.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome