Quarta, 14 Mai 2025

Nesta coluna, apresentamos um dos tipos de controle e fiscalização de velocidades veiculares mais discutidos na sociedade: o radar. Equipamentos deste tipo são vigilantes eletrônicos que têm como objetivo diminuir os casos de excesso da velocidade nos locais onde são instalados.

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* Segurança viária – Pedestres
* Segurança viária - Rodovias concessionadas


Radar móvel usado pela Policia Rodoviária Federal

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) lançou em 2009 um edital para instalação de 2.696 equipamentos nas rodovias federais, com o intuito de diminuir o número de acidentes, reduzindo assim o número de mortes e, consequentemente, o gasto operacional que estes acidentes geram à sociedade.

Três tipos de equipamentos foram previstos pelo Departamento: as barreiras eletrônicas, os controladores de avanço no sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestres e os radares fixos.

As barreiras eletrônicas, mais comumente chamadas de lombadas eletrônicas (figura abaixo), são utilizadas na redução da velocidade em área de fluxo de pedestres como, por exemplo, nas áreas escolares.


Exemplos de barreiras eletrônicas

Os equipamentos para controlar o avanço em sinal vermelho e parada sobre faixas de pedestres são utilizados em vias movimentadas com estruturas de semáforo, penalizando, assim, os motoristas que infringem os semáforos.  


Controle de avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa

Os radares fixos são vigilantes que têm como objetivo penalizar os motoristas que ultrapassam a velocidade permitida no ponto que o mesmo foi instalado, conforme ilustra a figura abaixo. 


Exemplo de radar fixo

Segundo o Dnit, em todo o mundo, diversos estudos comprovam as vantagens da redução da velocidade para um trânsito mais seguro. De acordo com dados da Conferência Global sobre o Uso da Tecnologia para Aumentar a Segurança nas Rodovias, realizada em Moscou no ano de 2009, reduzir a velocidade em 1% leva a uma diminuição de 2% no número de feridos leves, 3% menos feridos graves e 4% menos mortos.

Na próxima semana, serão apresentados alguns estudos que avaliam a situação de vias antes e depois da instalação de radares, enumerando a quantidade de acidentes e correlacionando, assim, com o aumento ou não da segurança viária.

Referência
Acessado em 30/04/2011
http://www.dnit.gov.br/rodovias/operacoes-rodoviarias/controle-de-velocidade/controle-de-velocidade/?searchterm=radar

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