Silvio dos Santos
Engenheiro civil, opção transportes, formado pela Escola Politécnica da USP. Desde 2003 é engenheiro do Laboratório de Transportes e Logística da UFSC, onde trabalhou nos convênios com a ANTT e com a Secretaria de Portos para a realização do Plano Nacional de Logística Portuária
- Detalhes
- Sílvio dos Santos
- Categoria: Silvio dos Santos
Além dos sinais utilizados nas estradas de ferro que disciplinavam a circulação dos trens, o controle da circulação dos trens sempre foi o objetivo da operação ferroviária. Os sistemas desenvolvidos ao longo da história da ferrovia sempre buscaram o aumento da segurança e da capacidade.
Leia mais: Os sinais das ferrovias (3)
- Detalhes
- Sílvio dos Santos
- Categoria: Silvio dos Santos
Hoje, continuaremos a falar sobre a origem dos sinais das ferrovias.
Leia mais: Os sinais das ferrovias (2)
- Detalhes
- Sílvio dos Santos
- Categoria: Silvio dos Santos
Os sinais utilizados nas estradas de ferro se resumiam, na sua origem, às trombetas, às bandeiras e às lanternas que os agentes das companhias ferroviárias portavam para anunciar a presença do trem. Mas com o aumento do tráfego, a necessidade de instalação de sinais fixos tornou-se urgente.
Leia mais: Os sinais das ferrovias (1)
- Detalhes
- Sílvio dos Santos
- Categoria: Silvio dos Santos
Hoje, falaremos das primeiras ações de modernização da ferrovia brasileira.
Leia mais: O início da modernização das ferrovias brasileiras
- Detalhes
- Sílvio dos Santos
- Categoria: Silvio dos Santos
Hoje, falaremos das causas que determinam as baixas velocidades das ferrovias brasileiras.
Leia mais: As velocidades das ferrovias brasileiras