Quinta, 21 Novembro 2024

Caros leitores,

 

Hoje, voltamos a falar da sinalização das ferrovias

 

*************************

 

Além dos sinais utilizados nas estradas de ferro que disciplinavam a circulação dos trens, o controle da circulação dos trens sempre foi o objetivo da operação ferroviária. Os sistemas desenvolvidos ao longo da história da ferrovia sempre buscaram o aumento da segurança e da capacidade.

 

 

CTC - Controle de tráfego centralizado

ATC - Controle de tráfego automático

ATS - Sistema de tráfego automático

ATO- Operação de tráfego automática

 

No início, simples ordens verbais, mais tarde escritas, eram os meios que definiam as prioridades de circulação em um trecho de linha entre duas estações. A segurança sempre dependia da obediência ao cumprimento da ordem expedida. No Brasil, até a poucos anos, a ordem de circulação era dada ao maquinista através de um aro onde era fixado o recibo de autorização.

 

Com a invenção do telefone, telex e telegrama, estes equipamentos também foram utilizados na circulação ferroviária, mas foi o staff deixou de utilizar a ordem verbal.  

 

 

O staff consistia em um conjunto de dois equipamentos que continham diversos bastões metálicos. Cada um desses equipamentos se localizava em cada uma das estações adjacentes e eram interligados eletricamente. Para obter a autorização as estações se comunicavam eletricamente e um bastão era liberado e entregue ao maquinista na Estação A, o qual deveria ser entregue na Estação B. Enquanto o bastão não fosse colocado no equipamento da Estação B, nenhum outro bastão era liberado para qualquer direção e assim nenhum outro trem iria circular entre as estações A e B, pois a linha já está licenciada para o primeiro trem.

 

 

 

O staff foi utilizado por muitos anos e ainda continua sendo empregado em linhas singelas com pequeno tráfego

 

Referências bibliográficas

Encyclopedie des Chemins de Fer - François Get et Dominique Lajeunesse - Editions de la Courtille - Paris - 1980 - 557p.

www.poli.usp.br/d/ptr2501

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!