Caros leitores,
Hoje, falaremos sobre o transporte intermodal que a Burlington Northern Santa Fé (BNSF) oferece para seus clientes integrando o trem e o caminhão de forma econômica e eficiente.
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O serviço intermodal para carga geral atende toda a malha da BNSF integrada com outras ferrovias e rodovias. A malha tem conexões para todos os portos e cidades da Costa Leste por meio do North American Container Service (NACS). Nesse mercado são utilizados vagões porta contêineres (COFC) e pigg back (TOFC).
Crescimento intermodal
A NACS, responsável pelo crescimento da intermodalidade, foi criada em 1996 para facilitar o intercâmbio de contêineres entre as ferrovias da América do Norte. Participam dessa associação as seguintes ferrovias: BNSF, Canadian National Railway Company (CN), Canadian Pacific Railway (CPR) CSX Intermodal (CSXI), I & M Rail Link, Kansas City Southern Railway Company (KCS), Norfolk Southern Railway Company (NS), Texas-Mexican Railway Company (TM), Transportacion Ferroviaria Mexicana (TFM) e Wisconsin Central Transportation Corporation (WCTC). O intercâmbio foi possível após a criação do contêiner doméstico de propriedade das ferrovias, projetado com os comprimentos de 58 e 53 pés.
Terminais de locação da NACS no Sudeste dos EUA
Em 2006, a BNSF embarcou mais de 5,4 milhões de contêineres e carretas rodoviárias aliviando as rodovias e auto-estradas americanas. Esse serviço é atendido por trens formados por vagões double deck que transportam o equivalente a 240 caminhões pesados e conectam todas as principais cidades e portos norte-americanos, canadenses e mexicanos. É o maior tráfego intermodal terrestre do mundo, com um carregamento a cada seis segundos.
Trens de contêineres e carretas rodoviárias da BNSF
A maior parte dos produtos transportados pelo serviço intermodal é constituída por itens como correspondências do Correios, pequenas encomendas, produtos de papel, confecções, produtos eletrônicos, eletrodomésticos e auto-peças. Durante o período do Dia de Ações de Graça (final de novembro) e o Natal, são embarcados pela UPS, cliente da BNSF, mais de 50 milhões de encomendas as quais são entregues pontualmente.
Outras cargas também utilizam essa modalidade de transporte como 1,5 milhões de veículos zero quilômetros, 10% da produção dos Estados Unidos, além de bebidas (cerveja e vinho), açúcar e alimentos em conserva.
A rapidez do serviço intermodal da BNSF é uma demonstração de sua eficiência, pois como o trem opera durante 24 horas o tempo de deslocamento (transit time) é equivalente ao da rodovia.
Intermodal Transit time |
Days by Rail |
Days by Truck |
|
From Tinley Park, Illinois to: |
Rail Car Load |
Truck Load |
LTL |
Atlanta |
3 |
2 |
3 |
Cleveland |
3 |
1 |
1 |
Dallas |
2 |
2 |
3 |
Kansas City |
1 |
1 |
2 |
Los Angeles |
3 |
4 |
5 |
Memphis |
2 |
1 |
2 |
New Orleans |
2 |
2 |
3 |
New York City |
4 |
2 |
5 |
Seattle |
5 |
4 |
5 |
Comparações de tempos de deslocamento
O sucesso da intermodalidade depende fundamentalmente da eficiência dos terminais de transbordo, nos quais as seguintes condições devem existir:
· Alta capacidade de recepção/expedição;
· Bons acessos ferroviários e rodoviários;
· Manutenção da qualidade do produto;
· Confiabilidade do serviço;
· Custo competitivo para usuários e provedores do serviço;
· Visibilidade da carga e dos veículos em todas as etapas e momentos do processo;
· Precisão e portabilidade documental;
· Abrangência global.
Terminal Intermodal de Memphis
Terminal Intermodal de Dallas-Fort Worth
Referências bibliográficas
American Association of railroads: www.aar.org
http://www.pbase.com/richarda/image/48024935
http://www.bnsf.com/markets/agricultural/elevator/shuttle/shuttle.html
http://www.rnp-railpix.com/Recent%20Images/Alta-Mont%202007/Alta-Mont%202007%20Day%203.html