Caros leitores,
Hoje, falaremos da movimentação de contêineres nos principais portos americanos.
*************************
Os portos do Golfo do México ocupam as primeiras posições do ranking da movimentação de cargas nos Estados Unidos. Nessa estatística, se destacam as commodities agrícolas e energéticas, petróleo e carvão, devido às suas posições estratégicas na foz do Mississipi, que possibilitam o transporte, por meio de hidrovia, para todo o meio-oeste americano até os Grande Lagos na divisa canadense, abrangendo todo o Corn-Belt (anel do milho, trigo e soja).
Principais cargas transportadas pelas hidrovias americanas
Ao contrário, os portos campeões na movimentação de contêineres estão localizados nos estados responsáveis pela produção industrial a exemplo da Califórnia, New York e Washington.
Os portos da Califórnia, Los Angeles, Long Beach, Oakland e Tacoma, movimentam praticamente 18,6 milhões de TEUs, o que representa 45% de toda a operação nos portos americanos.
O Porto de New York/New Jersey movimentou, em 2005, 4,8 milhões de TEUs, 11% dos 41,7 milhões de TEU registrada nos 50 principais portos americanos.
Em relação ao ranking, os 10 primeiros movimentam 33,2 milhões de TEUs, praticamente 80% do total americano. Os 25 primeiros abrangem 38,9 milhões de TEUs, 93% do total norte-americano, e os 50 primeiros mais de 99% do total do país.
A estatística da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA) também inclui alguns portos mexicanos pelo fato de movimentarem cargas norte-americanas devido às suas posições geográficas.
O forte tráfego de contêineres está relacionado ao mercado local, que é o principal exportador e importador de cargas conteinerizadas no comércio mundial.
Por outro lado, as boas instalações portuárias - berços, pátios, acessos e equipamentos - garantem um rápido trânsito desses contêineres pelos portos. Convém salientar que as ferrovias americanas oferecem serviços de contêineres em todos os principais portos ligando praticamente toda a nação, inclusive a Costa Leste à Costa Oeste, com trem expressos.
Porto de New York/New Jersey
Porto de Long Beach - Califórnia
Referências bibliográficas
1985-2005: U.S. Department of Transportation, Bureau of Transportation Statistics
http://www.aaenvironment.com/LongBeachPort.htm
http://www.aapa-ports.org/files/Statistics/2005_NORTH_AMERICAN_CONTAINER_TRAFFIC.pdf