Sábado, 23 Novembro 2024

Caros leitores,

 

Hoje, falaremos sobre a origem dos sinais das ferrovias

 

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Os sinais utilizados nas estradas de ferro se resumiam, na sua origem, às trombetas, às bandeiras e às lanternas que os agentes das companhias ferroviárias portavam para anunciar a presença do trem. Mas com o aumento do tráfego, a necessidade de instalação de sinais fixos tornou-se urgente.

 

O primeiro sinal fixo foi colocado na ferrovia pioneira de Stockton a Darlington em 1827 e consistia de um triângulo que girava no alto de um mastro com a palavra perigo - “danger” em inglês. Quando estava virada para a via transversal e não era visível pelo maquinista, indicava passagem livre para o trem. Os sinais eram sempre fixados à esquerda da via que ela comandava, pois era utilizada a mão inglesa na circulação dos trens, sistema que se mantém até os dias atuais na maioria das ferrovias.

 

Sinal utilizado nas

estradas de ferro suecas

 

Em 1834, a linha Liverpool-Manchester utilizou uma pequena bandeira metálica, na cor vermelha, fixa sobre um pedestal, funcionando da mesma maneira que o triângulo acima descrito. Em 1840, na mesma linha, foi utilizado um sinal composto por três quadrados. Esses quadrados giravam em torno de um mastro e, em função do número de quadrados que ficavam visíveis ao maquinista, havia um código com diferentes ordens.

 

Em 1840, a London-South Western empregou um disco cheio e outro vazado, indicando parada ou passagem respectivamente. A Great Western usava como sinal uma esfera vermelha. Sua posição no alto do mastro indicava a parada e embaixo, a passagem livre. Esse mesmo sistema foi utilizado na Áustria.

 

Em 1841, outro modelo é colocado em serviço pela mesma Great Western - um disco e uma barra transversal. Era um sinal de grande dimensão e fixado em um mastro de 20 metros de altura. O disco vermelho indicava via livre e a barra transversal, perpendicular a via, significava parada do trem. A barra também era pintada de vermelho.

 

Durante a noite, todos esses sinais eram cobertos ou forrados por lanternas, as quais giravam junto com os sinais. Em 1848, foi empregada a lâmpada fixa com vidros móveis, vermelho e verde.

 

O primeiro semáforo foi instalado na linha London-Croydon. Tinha como idéia agrupar sobre uma mesma passarela os sinais e as alavancas das agulhas dos aparelhos de mudança de via dos trilhos, conhecido pela sigla AMV. No início todos os sinais e alavancas eram comandados pelos manobradores dos AMVs.

 

 

Sinal com semáforo

 

A sinalização com braço foi muito utilizada pela sua segurança, e continua em uso até hoje. As posições dos braços indicavam parada, atenção ou via livre. As posições eram montadas de forma que, quando havia a ruptura dos comandos, ela indicasse a parada, pela ação da gravidade.

 

 

Sinalização com braço

 

Referências bibliográficas

Encyclopedie des Chemins de Fer - François Get et Dominique Lajeunesse - Editions de la Courtille - Paris - 1980 - 557p.

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