Consultor. Foi presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), SPTrans, CPTM e Confea. Diretor da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), do Departamento Hidroviário de SP e do Metrô de SP. Presidiu também o Conselho de Administração da CET/SP, SPTrans, Codesa (Porto de Vitória), RFFSA, CNTU e Comitê de Estadualizações da CBTU. Coordenador do GT de Transportes da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC-SP). Membro da Comissão Diretora do Programa Nacional de Desestatização e do Conselho Fiscal da Eletrobrás.
Como no lançamento da MP-595 (que veio a ser convertida na “Lei dos Portos” vigente - Lei nº 12.815/13), há 3 anos atrás, o objetivo do périplo que o Ministro dos Portos, Helder Barbalho, iniciou pela FIESP e pelo Senado, é anunciar planos e atrair/incentivar investidores para novos projetos no setor portuário; com destaque para o emblemático leilão dos primeiros 4 arrendamentos, após um longo interregno.
“Investir para sair da crise e alavancar um novo ciclo de desenvolvimento”. Familiar? Se você leu algum artigo ou ouviu alguma palestra, discurso ou debate, no passado recente, versando sobre o Brasil, sobre a economia, sobre a crise... dificilmente deixou de se deparar com tal enunciado (ou variante dele). Aliás, algo, atualmente, que até prescinde de explicação. Quase que um axioma! Na verdade, bem próximo de uma platitude!