Sábado, 23 Novembro 2024

Frederico Bussinger

Consultor. Foi presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), SPTrans, CPTM e Confea. Diretor da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), do Departamento Hidroviário de SP e do Metrô de SP. Presidiu também o Conselho de Administração da CET/SP, SPTrans, Codesa (Porto de Vitória), RFFSA, CNTU e Comitê de Estadualizações da CBTU. Coordenador do GT de Transportes da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC-SP). Membro da Comissão Diretora do Programa Nacional de Desestatização e do Conselho Fiscal da Eletrobrás.


1) A PF terá que abandonar a construção de sua nova sede; no coração do RJ. 

2) Motivo? Enquanto o projeto era desenvolvido e licenciado, e as primeiras providências para a obra eram tomadas, foi construído e inaugurado um (importante) túnel embaixo do terreno da PF! 

3) Tão ou mais importante que saber-se “quem foi” o responsável (como propõe o delegado da PF) seria mapear-se, claramente, como foi possível ter isso ocorrido. 

 

E, ainda mais: Como vacinar o processo decisório; o planejamento e gestão brasileiros para que não volte a acontecer casos semelhantes; não é? 

A discussão sobre planejamento e gestão no Brasil ganha mais um “case”. Este candidato a ser tornar antológico: A notícia: “Túnel inviabiliza construção de nova sede da PF na Praça Mauá”. 

O motivo: “A iniciativa foi sepultada depois de engenheiros terem descoberto que seria impossível fazer as fundações. É que, se escavassem no local, cruzariam com outra obra, o Túnel Rio 450 Anos, que passa bem embaixo”: “O primeiro da cidade construído abaixo do nível do mar, inaugurado no dia 1º de março do ano passado, para desafogar o trânsito entre o Centro e a Zona Portuária. A via tem 1.480 metros de 

O conteúdo da matéria é intrigante e quase autoexplicativo. Reorganizado torna-se ainda mais pedagógico: 

 “O prédio novo seria erguido no centro do terreno onde fica o atual”. 

 “A ideia de erguer dois prédios modernos no terreno surgiu em 2008”. 

“Pelo cronograma da PF seriam erguidos dois edifícios de seis andares no local, que também ganharia uma praça e um jardim”. 

“A nova sede deveria ter sido inaugurada em 2014, antes da Copa do Mundo”. 

“O projeto da nova sede foi aprovado pela prefeitura em 2009. Já a construção do Túnel Rio 450 Anos recebeu sinal verde do município um ano depois, em dezembro

 

“A Polícia Federal está autorizada a tocar a construção desde 2009... Agora,

realmente, é inviável”.

 

“O dinheiro foi usado para elaborar o projeto e derrubar um prédio que ficava no

terreno de cerca de 30 mil metros quadrados”.

 

“Como o antigo edifício era tombado, a direção da PF pediu autorização ao Instituto

Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) para a intervenção.”... “Localizado na

Avenida Rodrigues Alves 1, o prédio da PF foi inaugurado pelo então presidente

Getúlio Vargas, em 1940”.

 

“A licença foi concedida (pelo Inepac), mas o órgão exigiu que a instituição reformasse

o teatro. Foram gastos cerca de R$ 400 mil na restauração, dinheiro que saiu do

Ou seja: O antigo prédio já foi demolido. E estava (está?) em curso processo de

licenciamento (público!), já com execução da compensação prévia (reforma do teatro).

Inevitável, assim, a conclusão do delegado federal ouvido pela reportagem: “Eu não

tenho a menor dúvida de que alguém cochilou. Agora é preciso saber quem foi”!

Todavia, como o perigo já passou (“felizmente”, os engenheiros descobriram, a tempo,

“que seria impossível fazer as fundações”), e a imprensa aparentemente se antecipou

aos órgãos de fiscalização e controle; agora, tão ou mais importante que saber-se

“quem foi” é nos debruçarmos, cientificamente, sobre esse “case”.

 

... mormente por que aconteceu no coração do Rio de Janeiro (Praça Mauá); “vizinho

ao (recém-inaugurado) Museu do Amanhã e ao Museu de Arte do Rio”; envolvendo o

órgão de maior evidência no Brasil hoje (a PF) e a mais fluente articulação União-

Estado-Município no passado recente; na “região do Rio que mais recebeu

investimentos público e privado” em função do “Porto Maravilha” (cartão postal dessas

administrações) e dos preparativos para os Jogos Olímpicos/2016 – evento midiático

Algumas perguntas são inevitáveis: Fora de tão iluminada vitrine, quanto casos,

qualitativamente congêneres, não devem estar acontecendo Brasil afora? Quanto

dinheiro temos desperdiçado (independentemente de corrupção)? Quantos benefícios

(para a população) estão sendo postergados?

 

Por isso, tão ou mais importante que saber-se “quem foi”, seria identificar-se como foi

possível que esse “case” ocorresse. Quantos, onde e quais foram os “cochilos”.

 

E, ainda mais: Como vacinar o processo decisório; o planejamento e gestão brasileiros

para que não volte a acontecer casos semelhantes; não é?

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“Quero trazer à memória o que pode me dar esperança” [Profeta Jeremias - Lm 3:21 – 586.AC]

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“Estou sempre disposto a aprender, mas nem sempre gosto que me ensinem” [Winston Churchill]

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O local é o mesmo (a Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA). Também o são o objetivo (arrendamento portuário) e o instrumento (leilão). Curiosamente será também numa quarta-feira (9/DEZ) o 1º certamente do novo ciclo de outorgas nos portos organizados (portos públicos) brasileiros.

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Não fica claro se o editorial de PG da última quarta-feira (“Porto de Santos como paradigma”), analisando planos do Ministro Helder Barbalho, é uma profecia ou uma bandeira. Numa ou noutra hipótese, porém, como CODESP (administradora do Porto) acaba de empossar uma diretoria inteiramente nova e, também, o Ministério dos Portos (SEP) vem de reformular seus escalões superiores, vale à pena revisitar alguns aspectos/momentos modernizadores do Porto de Santos.

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