Quarta, 28 Janeiro 2026

 

Termo aditivo prorroga por mais 25 anos a gestão do Porto do Itaqui

Renovação garante continuidade da exploração pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap)

Silvio Costa Filho no Porto do Itaqui

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participa nesta quinta-feira (29), em São Luís (MA), da cerimônia de assinatura do convênio de renovação da gestão do Porto do Itaqui, pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

O Termo Aditivo prorroga por mais 25 anos a exploração do terminal, juntamente com o Cais de São José de Ribamar, os terminais de ferry-boat da Ponta da Espera e do Cujupe. A vigência do contrato terminaria no dia 1º de fevereiro.

⏳ +25 anos
Prorrogação da gestão
📦 35 mi t
Movimentação em 2025
👷 14 mil
Empregos diretos e indiretos

O Porto do Itaqui é um dos principais portos públicos do Brasil e um hub estratégico para o escoamento da produção agrícola e mineral, sendo uma das principais portas de saída do agronegócio nacional, especialmente da soja e do milho produzidos na região do MATOPIBA.

Em 2025, o porto movimentou quase 35 milhões de toneladas, crescimento de 8,15% em relação ao ano anterior, com destaque para soja e petróleo como principais cargas.

Credenciamento

Os profissionais de imprensa interessados na cobertura do evento devem solicitar participação pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando nome completo, CPF e veículo de imprensa.
Não está prevista transmissão.

Serviço

O quê: Cerimônia de assinatura da renovação do termo de delegação do Porto do Itaqui
Quando: Quinta-feira, 29 de janeiro
Horário: 15h
Onde: Sede da Empresa Maranhense de Administração Portuária – Emap, Porto do Itaqui, São Luís (MA)

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!