Termo aditivo prorroga por mais 25 anos a gestão do Porto do Itaqui
Renovação garante continuidade da exploração pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap)
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participa nesta quinta-feira (29), em São Luís (MA), da cerimônia de assinatura do convênio de renovação da gestão do Porto do Itaqui, pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).
O Termo Aditivo prorroga por mais 25 anos a exploração do terminal, juntamente com o Cais de São José de Ribamar, os terminais de ferry-boat da Ponta da Espera e do Cujupe. A vigência do contrato terminaria no dia 1º de fevereiro.
O Porto do Itaqui é um dos principais portos públicos do Brasil e um hub estratégico para o escoamento da produção agrícola e mineral, sendo uma das principais portas de saída do agronegócio nacional, especialmente da soja e do milho produzidos na região do MATOPIBA.
Em 2025, o porto movimentou quase 35 milhões de toneladas, crescimento de 8,15% em relação ao ano anterior, com destaque para soja e petróleo como principais cargas.
Credenciamento
Os profissionais de imprensa interessados na cobertura do evento devem solicitar participação pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando nome completo, CPF e veículo de imprensa.
Não está prevista transmissão.
Serviço
O quê: Cerimônia de assinatura da renovação do termo de delegação do Porto do Itaqui
Quando: Quinta-feira, 29 de janeiro
Horário: 15h
Onde: Sede da Empresa Maranhense de Administração Portuária – Emap, Porto do Itaqui, São Luís (MA)









