Terça, 03 Dezembro 2024

Caros leitores,

 

Hoje, falaremos das principais características das ferrovias européias.

 

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Menos intensamente do que nos Estados Unidos da América, a Europa também sofreu a concorrência dos outros modais de transportes, principalmente a Europa Ocidental, uma vez que nos países da “cortina de ferro”, Europa Oriental, a política centralizada dos governos comunistas protegeu as ferrovias.

 

Do outro lado do Atlântico a ferrovia também sofria concorrência, relata Allen (1981) em “Les Chemins de Fer”, que a provável morte da ferrovia seria causada pelo automóvel, caminhão, avião a jato e pelas tele-transmissões: a reação aconteceu com a crise do petróleo, que favoreceu os transportes mais econômicos como a ferrovia. Paralelamente, começaram os teste com os trens de alta velocidade, que foi a marca da ferrovia européia nas décadas finais do século XX, relatou Allen (1981). 

 

 

 

Características técnicas e operacionais dos trens

 

Trens curtos

20 a 30 vagões

Vagões pequenos

60 toneladas

Trens leves

1.000 a 2.000 toneladas

Alta velocidade

150 km/h

Tração

elétrica multi-voltagem

Curtas e médias distâncias

500 a 1.000 km

Trens de passageiros

nº elevado

Administração

Pública

 

 

As ferrovias européias expandiram as linhas do TGV francês, do ICE alemão e o AVE espanhol, cobrindo praticamente toda a Europa, inclusive a Inglaterra com o EuroStar sob o Canal da Mancha.

 

A ferrovia européia apoiada em alta tecnologia exigiu grandes investimentos os quais foram bancados pelos próprios governos que as administram. A experiência da iniciativa privada no Eurotúnel não foi bem sucedida acumulando déficits sucessivos.

 

 

Trem de alta velocidade francês

 

Apesar de preferência pelo transporte de passageiros, o serviço de carga europeu também evoluiu e transportam volume crescente de carga geral devido principalmente a velocidade dos trens, na faixa dos 150 km/h, e os congestionamentos nos acessos rodoviários das grandes capitais. A terceirização do serviço de carga para empresas privadas, ficando para as empresas estatais apenas a tração dos trens, também tornou ágil e moderna a circulação de mercadorias na Europa.

 

 

Trem de alta velocidade alemão

 

Na França, metade da tonelagem de mercadorias transportadas pela SNCF, é encaminhada por trens completos e diretos, e a outra metade é constituída por vagões isolados ou pequenos grupos destes, que caracteriza o lote de carga das médias e pequenas empresas.

 

A boa operação ferroviária européia está baseada em pátios de triagem nos principais entroncamentos ferroviários de modo que as esperas sejam reduzidas aumentando assim a velocidade de deslocamento. Nos grandes pátios de triagem podem-se encontrar mais de 100 quilômetros de linhas ferroviárias abrigando mais de 5.000 vagões que formam centenas de trens diariamente.

 

 

Pátio de triagem para trens de carga geral na Europa

 

 

Referências bibliográficas

Encyclopedie des Chemins de Fer - François Get et Dominique Lajeunesse - Editions de la Courtille - Paris - 1980 - 557p.

 

Um Estudo Sobre a Participação do Modal Ferroviário no Transporte de Cargas no Brasil, dissertação de mestrado UFSC, Sílvio dos Santos -2005.

 

ALLEN, Geoffrey F. Les chemins de fer, Paris: Bordas, 1981. 256 p.

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