Quinta, 21 Novembro 2024

Caros leitores,

Neste artigo vamos falar dos cartazes ferroviários editados na França no final do século XIX.

 

*************************

 

Na semana passada, a coluna Recordar do amigo Laire Giraud apresentou os magníficos cartazes dos transatlânticos, verdadeiros testemunhos de uma era gloriosa. Assim, aproveitando o tema, esta semana apresento os cartazes ferroviários do século XIX. Eles foram editados na França, mas fizeram parte de uma prática comum nos principais países europeus.

 

Esses paineis coloridos tinham o objetivo de divulgar o nascente meio de transporte, a estrada de ferro, e também mostrar as belezas do país numa época em que o turismo estava nascendo. O verão na “Riviera” francesa e o inverno em Chamonix, nos Alpes, ou em Luchon, nos Pirineus, foram temas dessa arte gráfica.

   

 

 

 

Cartazes da Estrada de Ferro

de Orleans ao Mediterrâneo

 

 

 

 

 

 

As grandes exposições industriais realizadas no final do século XIX também foram retratadas nos “affiches”, tradução de cartaz em francês, como a Exposição Universal de Paris realizada em 1889, quando foi inaugurada a famosa Torre Eifel.

 

 

 

 

 

 

 

As viagens internacionais, como até Londres, na Inglaterra, oferecendo o transporte ferroviário integrado à travessia marítima do Canal da Mancha, também produziram bonitos cartazes.

 

 

 

 

As principais obras da engenharia ferroviária foram outros objetos dessa divulgação, mostrando a face moderna e desafiadora do mais veloz e luxuoso transporte terrestre da época. Artistas importantes como Mucha, Cassandre, Cheret, Grasset e Dali pintaram belos cartazes ferroviários.

 

Imponentes viadutos

e pontes ferrovárias

 

 

Referências bibliográficas

“100 ans d’affiches dês chemins de fer”, L avie du rail, Pierre Belvès – Paris – 1981.

 

Vintage poster market, acessível em www.vintage-poster-market.com/FR/img,619,g81700-vernon.html

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!