• A direção do Porto de Santos trabalha para implantar no litoral paulista o maior corredor de movimentação de celulose em todo o mundo, disse o presidente Casemiro Tércio Carvalho durante manifestação no primeiro dia do Congresso de Regulação Portuária, organizado pela OAB Santos neste dia 21 de novembro

  • Diante das eternas promessas de que as companhias docas brasileiras serão geridas por profssionais de alto gabarito, causa espanto o teor da ata da 1918ª reunião da diretoria executiva da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) indicando para o cargo comissionado de gerente de Contratos de Arrendamento uma pessoa, de acordo com o próprio documento, que não detém "integralmente os requisitos necessários" para exercer a função

  • Desnecessária, inexplicável e inquietante a decisão de contratar a dragagem do Porto de Santos (SP) por modalidade emergencial. É prejudicial à qualidade e aos custos. Seria o caso de perguntar por que passados mais de cem dias de governo, tempo suficiente para realizar uma licitação, nada foi feito.

  • Portogente encaminhou indagações sobre o critério de medição da dragagem do Porto de Santos (SP) e a assessoria de imprensa da contratada para dragar o canal de acesso, a Dragabrás, nome fantasia da gigante belga Deme, não respondeu.

  • Em 22 de julho de 2017, o Conselho de Administração (Consad) da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) deliberou o até agora inexplicável pagamento no valor de R$ 18.000.000,00 à Dragabrás...

  • A movimentação de cargas pelo Porto de Santos atingiu em junho último recorde para o mês ao alcançar o total de 11.576.036 toneladas, superando em quase 5% a maior marca para o período, verificada em 2017

  • O engenheiro eletricista e secretário-adjunto de Assuntos Portuários, Indústria e Comércio da Prefeitura de Santos (SP), José Antônio Oliveira de Rezende, falou ao Portogente que a descentralização da gestão dos portos brasileiros precisa contemplar autonomia administrativa e resolução definitiva para os passivos existentes, como o do Portus, o fundo de previdência dos portuários

  • Arten já fez parte do Conselho de Administração da BTP de 2014 a 2016 e ocupava o cargo de diretor-superintendente da APM Terminals, em Itajaí. Prestou serviços ao Grupo Libra durante 17 anos, exercendo diferentes funções nas cidades de Santos, Campinas e Rio de Janeiro

  • É bem difícil acreditar que, em pleno Século XXI, com tantos progressos em termos de ciência, inovação e tecnologia, onde a engenharia sempre entra com grandes e valorosas contribuições, que a dragagem de aprofundamento e o alargamento do canal de acesso ao Porto de Santos...

  • Vivemos em uma cidade oceânica, permeada por um porto. Que diálogos estabelecemos com essa paisagem formada por navios, cargas e passagens? Essa é a nossa proposta na coluna, falar da relação porto-cidade, um conversa que precisa incluir a sociedade civil.

  • Apesar de já ter me manifestado desde a época da Companhia Docas de Santos (CDS) a esse respeito, volto ao assunto na intenção de provocar uma ampla discussão técnica sobre esse tema.

  • O estivador é um trabalhador portuário autônomo que exerce uma atividade árdua e perigosa, a bordo do navio. Sua remuneração é por dia de trabalho, conforme estabelecido pela Convenção Coletiva de Trabalho, de 1997

  • A Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, está com a exposição ‘Benedicto Calixto e os 125 anos do Porto Organizado’. A mostra tem como foco a relação Porto x Cidade e se propõe a resgatar os momentos históricos registrados pelo pintor santista que lhe confere o nome.

  • Parece que o caso mais judicializado da história do Porto de Santos (SP) volta à baila, já neste início de ano. A área onde operava, até meado do ano passado, a Libra Terminais, está sendo disputada por interesses e atividades distintos.

  • Diante das dificuldades enfrentadas pelo Governo Federal para a contratação da dragagem do Porto e das inúmeras reduções de calado causadas pela má gestão da obra nos últimos anos, um grupo de empresários do cais santista propôs a privatização do serviço

  • No fim da semana, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região determinou o restabelecimento do alfandegamento ao considerar que o processo licitatório da área só estará completamente finalizado com a assinatura do contrato pela Ageo. Até lá, a Granel poderá operar normalmente o terminal

  • O diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, prestigiou, no dia 25 último, no Centro de Treinamento da empresa, a conclusão do curso de Atualização de Agentes de Trânsito, ministrado pela Companhia de Engenharia de Tráfego, da Prefeitura Municipal de Santos, para 20 integrantes da Guarda Portuária.

  • Guardas portuários da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) participaram, na última terça-feira, dia 26/06, de curso de atualização em técnicas de abordagem, imobilização e uso de algemas. O treinamento tem o objetivo da reciclagem de conhecimentos para situações do dia-a-dia vividas pelos guardas no Porto de Santos.

  • Apesar da idade que tem, o navio é uma das tecnologias que menos evoluíram ao longo do tempo. Entretanto, essa sua história, que se confunde quase com a do ser humano, tem muitas, e não poucas, peculiaridades. O comércio marítimo representa em torno de 95% da balança comercial do Brasil e nesse setor flui mais da metade do dinheiro do mundo.

  • É importante ressaltar que na Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) continuam atuando dirigentes indicados por deputados ligados a Eduardo Cunha, hoje presidiário, um nome combatido pela cúpula do governo Jair Bolsonaro (PSL)