Quinta, 28 Março 2024
  • Governo Federal define concessão como modelo para privatizar dragagem do Porto de Santos

    Diante das dificuldades enfrentadas pelo Governo Federal para a contratação da dragagem do Porto e das inúmeras reduções de calado causadas pela má gestão da obra nos últimos anos, um grupo de empresários do cais santista propôs a privatização do serviço

  • Granel Química restabelece operação no Porto de Santos

    No fim da semana, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região determinou o restabelecimento do alfandegamento ao considerar que o processo licitatório da área só estará completamente finalizado com a assinatura do contrato pela Ageo. Até lá, a Granel poderá operar normalmente o terminal

  • Guardas portuários de Santos concluem curso de trânsito

    O diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, prestigiou, no dia 25 último, no Centro de Treinamento da empresa, a conclusão do curso de Atualização de Agentes de Trânsito, ministrado pela Companhia de Engenharia de Tráfego, da Prefeitura Municipal de Santos, para 20 integrantes da Guarda Portuária.

  • Guardas portuários passam por curso de técnicas de abordagens

    Guardas portuários da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) participaram, na última terça-feira, dia 26/06, de curso de atualização em técnicas de abordagem, imobilização e uso de algemas. O treinamento tem o objetivo da reciclagem de conhecimentos para situações do dia-a-dia vividas pelos guardas no Porto de Santos.

  • Guia Básico do Transporte Marítimo

    Apesar da idade que tem, o navio é uma das tecnologias que menos evoluíram ao longo do tempo. Entretanto, essa sua história, que se confunde quase com a do ser humano, tem muitas, e não poucas, peculiaridades. O comércio marítimo representa em torno de 95% da balança comercial do Brasil e nesse setor flui mais da metade do dinheiro do mundo.

  • Indicações avançadas nas Docas e Codesp no aguardo da desvinculação de Casemiro Tércio

    É importante ressaltar que na Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) continuam atuando dirigentes indicados por deputados ligados a Eduardo Cunha, hoje presidiário, um nome combatido pela cúpula do governo Jair Bolsonaro (PSL)

  • Indicado à presidência da Codesp faz convocações mesmo antes de ter nomeação publicada

    Mesmo sem ter tido a nomeação publicada, até o dia 16 de janeiro, no Diário Oficial da União, o indicado à diretor-presidente da Companhia Docas de São Paulo (Codesp), Casemiro Tércio Carvalho, já está convocando profissionais para apresentar as situações atuais das gerências e superintendências da empresa. As convocações foram realizadas em email enviado pela assessora da presidência, Renata Paim

  • Infraestrutura é caminho para o desenvolvimento do Porto de Santos

    Demanda por novos acessos ao Porto de Santos são apontados por empresários

  • Inscrições para projetos com patrocínio da Codesp

    A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) está com as inscrições abertas para recebimento de projetos para patrocínios nas áreas de cultura, educação, esporte, social e ambiental, referente ao biênio 2017/2018. O prazo vai até o dia 13 de outubro.

  • Landlord Port: O que é isso?

    O LandLord Port é um modelo de gestão portuária adotada pelo governo brasileiro, para a exploração do seu sistema portuário. Nesse modelo a infraestrutura do porto é provida pelo Estado, e o setor privado fica responsável pelo fornecimento de superestrutura e pela realização das operações portuárias, por meio de arrendamentos (concessões).

    Existem outros modelos de administração portuária, como o Tool Port e Service Port e o Full Privatize Port, porém, o mais aplicado pelo mundo é o Landlord Port.

    Aprenda mais sobre esse modelo de gestão portuária.

  • Leilão à vista nos portos de Santos e do Paraná

    A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) informou que o leilão de duas áreas no Porto Organizado de Santos, em São Paulo, e de uma área no Porto Organizado de Paranaguá, no Paraná, acontecerá em 13 de agosto de 2019, às 10h,em São Paulo.

  • Libra expõe Câmara Brasil-Canadá

    Em matéria de capa da revista CartaCapital, da última sexta-feira, sobre a disputa arbitrada da Codesp e a Libra Terminais, o jornalista André Barrocal tem a opinião de que “só por uma grande surpresa a Libra escapa de uma derrota”

  • Liminares e recursos prejudicam planejamento em portos e aeroportos

    Liminares, recursos e complexa legislação prejudicam expansão do Porto de São Sebastião e implantação definitiva de regras no transporte aéreo por companhias brasileiras

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  • Mensaleiro e "cacique" do Porto de Santos, Costa Neto vai comandar bilhões no governo Bolsonaro

    Mesmo sem mandato, Costa Neto continua influente no cenário político nacional e, ao lado de Roberto Jefferson (PTB), também envolvido no Mensalão, sinaliza aproximação ao governo de Jair Bolsonaro. O intuito, como fica claro, é obter cargos estratégicos em instituições que contam com orçamentos bilionários e garantir base de apoio ao presidente da República no Congresso

  • Ministério da Infraestrutura lança o futuro dos portos

    A função de landlord pode ser considerada como a principal função das autoridades portuárias contemporâneas. Ela está sujeita a diferentes formas de pressão: pressão competitiva para investir em infraestrutura; pressão financeira para viabilizar esses investimentos e concorrência pelo uso da terra.(Port Governance – ESPO)

  • Ministro elogia landlord, mas indica estar aberto para aplicar outros modelos em Santos

    Durante discurso realizado na abertura da 17ª Edição do Fórum Nacional para Expansão do Setor Logístico Portuário – Santos Export, em Brasília, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ressaltou que sua equipe é "fã do modelo landlord", mas está aberta a sugestões voltadas a uma nova natureza para a Autoridade Portuária de Santos que possibilite alcançar eficiência para a exploração de todo o potencial do principal porto do Hemisfério Sul

  • Ministro Moro e a dívida da Libra com o Porto de Santos

    Como já sugeriu este Portogente, o capítulo principal dessa novela nebulosa aconteceu em 2011, quando a diretoria da Codesp, na época sob a responsabilidade do diretor Alencar Severino Costa, acabou extinguindo as ações judiciais já ganhas na Justiça Federal e que se encontravam sobre a mesa, aguardando sentença, do Desembargador Federal André Nabarrete. Ou seja, optou por não dar continuidade aos processos, abdicando de uma confortável posição conquistada pelo corpo jurídico da estatal

  • Ministro Tarcísio conhece o Porto de Santos

    Finalmente, na manhã de ontem, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, conheceu o Porto de Santos, o mais importante complexo portuário do Hemisfério Sul.

  • Morre Robson Apolinário, importante liderança dos portuários em Santos

    Faleceu de infarto, às 18h30 desta terça-feira (25), o ex-presidente do sindicato dos operários portuários de Santos e região (Sintraport) por quatro gestões, Robson de Lima Apolinário

  • MPF abre procedimento para acompanhar parceria entre Prefeitura de Santos e Grupo Mendes

    As obras projetadas estão avaliadas em R$ 130 milhões. Responsável pela instauração do procedimento, o procurador da República em Santos, Thiago Lacerda Nobre, é o mesmo que viabilizou a prisão do ex diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Botelho de Oliva, e de outros dois diretores da estatal em outubro de 2018

 

 

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